quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Epifania do Senhor - A chegada dos Reis Magos


Celebra-se hoje a solenidade da Epifania do Senhor, mais conhecida entre nós como o Dia de Reis.

"O Profeta escreve: "Levanta-te e resplandece Jerusalém, porque chegou a tua luz e brilha sobre ti a glória do Senhor. As nações caminharão à tua luz e os reis, ao esplendor da tua aurora."

Ao encontro de Jesus vêm os "Magos", atentos aos sinais da chegada do Messias, aceitando-o e acolhendo-o como "salvação de Deus" e adoram-no. A salvação, rejeitada pelos habitantes de Jerusalém, torna-se agora uma oferta universal.
Deste modo a Epifania revela:
O aspecto glorioso e divino do mistério natalício, que será plenamente revelado na manifestação final do Senhor.
O carácter universal da mensagem evangélica: também os pagãos são chamados à salvação.
A missão da Igreja no nosso tempo, que consiste em ser, em cada cristão, uma "Manifestação" autêntica de Jesus que veio ao nosso encontro e que nós na oração acolhemos com alegria.

Vejamos o que nos diz o Papa Bento XVI, sobre este tema:
"Na realidade, que viu Isaías com o seu olhar profético? Num só momento, ele vislumbra uma realidade destinada a marcar toda a história. Mas também o acontecimento que Mateus nos narra não é um breve episódio insignificante, que se conclui com o regresso apressado dos Magos às suas terras. Ao contrário, é um início. Aquelas personagens provenientes do Oriente não são as últimas, mas as primeiras da grande procissão daqueles, que, através de todas as épocas da história, sabem reconhecer a mensagem da estrela, sabem caminhar pelas veredas indicadas pela Sagrada Escritura e, assim, sabem encontrar Aquele que é aparentemente fraco e frágil, mas que, ao contrário, tem o poder de conferir a maior e mais profunda alegria ao coração do homem. Com efeito, nele manifesta-se a realidade maravilhosa que Deus nos conhece e está próximo de nós, que a sua grandeza e poder não se manifestam na lógica do mundo, mas na lógica de um Menino inerme, cuja força é unicamente a do amor que se confia a nós. No caminho da história, há sempre pessoas que são iluminadas pela luz da estrela, que encontram o caminho e chegam até Ele. Todas vivem, cada uma à sua maneira, a mesma experiência dos Magos."

"Queremos pedir ao Menino que nos dê um coração sábio e inocente, que nos permita ver a estrela da sua misericórdia e seguir o seu caminho,para O encontrar e ser inundados pela grande luz e pela verdadeira alegria que Ele trouxe a este mundo."

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...