sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Atelier sobre o Padre Kentenich - Conclusão

Livro que vai ser estudado nos ateliers

Conclusão do trabalho do Padre Carlos Alberto, sobre o primeiro atelier dedicado ao Padre José Kentenich.

Aplicação destes princípios a nosso Pai e Fundador

"Deus escolheu o nosso Pai Fundador para uma missão e concedeu-lhe seus dons. Através dele, Deus quer transmitir-nos uma mensagem, e de modo especial quer tornar-se presente no mundo. Todos os que o conheceram testemunham que ele foi modelar enquanto pessoa, sacerdote e fundador de uma grande Obra. Cremos que nosso Pai e Fundador foi escolhido por Deus para ser pai de uma grande família, e que ele se tornou portador de graças para esta família. Porém, a sua paternidade não se limita à Obra de Schoenstatt em particular, mas é dada a toda a Igreja e ao mundo. É portador de uma espiritualidade que ajuda a salvar a Igreja dos ataques e dificuldades do tempo. Acreditamos que nosso Pai e Fundador terá para o nosso tempo e para os séculos futuros um papel tão importante como tiveram São Francisco de Assis, Santo Inácio de Loyola e outros. A fé de nosso Pai e Fundador na missão secular de Schoenstatt já está expressa na frase que ele mesmo formulou em 1929: “À sombra do Santuário serão decididos os destinos da Igreja e do mundo por séculos”. Quando Ele fala disto, não seestá a referir a si mesmo, mas à Obra de Schoenstatt. Mas, esta Obra é sua Obra! Por isso, falar da importância secular da Obra de Schoenstatt, no fundo, é falar da influência que sua paternidade terá para a Igreja no decorrer dos séculos.


Por último fizemos um trabalho em grupos, com a ajuda de alguns textos do livro e perguntas relacionadas:

1. Em relação com a recuperação do organismo de vinculações, algo próprio do nosso carisma. O nosso Pai e Fundador acredita que o grande problema do tempo actual é a incapacidade do homem moderno para pensar, viver e amar organicamente.

2. Em relação com a recuperação da vinculação filial. Segundo o Padre Kentenich, devemos resgatar a imagem paterna e a sua importância para o homem de hoje.

3. Em relação à missão mariana de Schoenstatt, em que consiste?

4. Formas de desenvolvimento desta vinculação ao Fundador. A vivência do nosso Fundador como pai está unida ao carisma da nossa Família. Portanto é uma graça. É uma graça que só recebemos se nos abrirmos a ela. Esta graça deve ser recebida como dom.

O próximo Atelier está marcado para o dia 25 de Fevereiro, às 21 horas, e o tema será: Chamado à Missão."

Padre Carlos Alberto, Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...