terça-feira, 26 de outubro de 2010

Padre Carlos Alberto fala-nos sobre ...

As Jornadas Diocesanas da Família de Schoenstatt (Aveiro e Coimbra) e a entrega do Ceptro à Mãe e Raínha.


Qual a razão para se fazer uma Jornada Diocesana da Família de Schoenstatt?

Depois de se realizarem as Jornadas Nacionais de Dirigentes, é importante reunir a Família de Schoenstatt das Dioceses para ser transmitida a vida e as linhas orientadoras que se decidiram nas Jornadas Nacionais, para serem aplicadas, em cada Ramo da Família. Mais ainda, na abertura do Jubileu de 2014 e da “peregrinação” que queremos fazer para essa grande celebração, é fundamental inserir toda a Família no espírito desta preparação para 2014.
Este ano existe ainda uma motivação extra para nos reunirmos: celebramos os 25 anos de Coroação da Nossa Senhora no Santuário, como Rainha do Tabor da Filialidade Heróica. Queremos, por isso, reviver o que foi esse momento tão importante para a nossa Família Diocesana e a vida que daí brotou. 

Qual a intenção e a motivação para fazer a entrega do Ceptro à Mãe? 

Ao pedirmos à Nossa Senhora para ser nossa Rainha, coroando-a, na celebração dos 25 Anos desse momento de graças, queremos agora entregar-lhe todo o poder de Rainha sobre nós e a nossa Família. O Ceptro é precisamente isso, símbolo de poder. Podemos expressá-lo assim: é um SIM maior. Um sim que, para nós, significa um compromisso maior, uma entrega maior ao serviço da nossa Rainha. Se queremos entregar-lhe todo o poder sobre cada um de nós e sobre toda a nossa Família, então, da nossa parte, temos que viver mais conscientemente o “nada sem nós”, caso contrário não teria sentido a renovação da coroação com a entrega do Ceptro à Nossa Rainha, dizendo-lhe “nada sem Ti”.

Qual o efeito que se pretende atingir com estas duas acções na Família Diocesana?

Penso que parte da resposta está dada anteriormente. Por um lado, é um momento de graças onde queremos reviver o que significou e o sentido da Coroação. Por outro lado, e para nós “geração da Coroação”, deve ser um momento de transmitir às novas gerações, a vida que se viveu nessa altura à volta da Coroação. Quem for ler a história, vai de certeza encontrar elementos importantes que são desconhecidos para muitos. Hoje, toda a nossa Família de Schoenstatt, ao olhar a Coroa, deve saber o que significa, porquê está lá e o caminho espiritual que se fez para que Ela seja Rainha.
Dando um exemplo: Cada Ramo, nessa ocasião, escolheu um elemento da Coroa para conquistar. Foi a forma como cada Ramo fez a sua caminhada espiritual para coroar a Nossa Senhora. Por isso, penso que cada Ramo deveria, neste momento, voltar a meditar sobre esse elemento e procurar descobrir os seu significado e, porque não, voltar a aplicá-lo durante este ano, na vida do próprio Ramo, nas suas actividades.
É como, por exemplo, a Aliança de Amor. Não é para que eu fique registado no Livro da Aliança, como acontece quando somos Baptizados e ficamos registados no livro de registo de Baptismos lá na Paróquia. Antes pelo contrário, é para ser aplicada na vida, como dizemos agora: vivemos e desenvolvemos uma Cultura de Aliança. Mediante os nossos projectos apostólicos e em todas as coisas que fazemos, em todos os âmbitos da nossa vida onde estamos inseridos, temos que viver e actuar segundo as exigências da Aliança de Amor. É esse o efeito que estes dois momentos, Jornadas Diocesanas e entrega do Ceptro à nossa Rainha, devem ter na nossa Família Diocesana.
 
Fami e Paulo

2 comentários:

Unknown disse...

Em jeito de brincadeira, mas muito a sério, gostaria de perguntar à Juventude Masculina se sabem qual foi o elemento da coroa escolhido na altura da coroação.
Parabens ao Paulo e à Fami pelo trabalho no blog.
Um abraço
Rubem da Rocha.

Paulo Teixeira disse...

Rúbem: Obrigado pelas tuas amáveis palavras, que no entanto são extensivas ao resto da Equipa de Divulgação. Este é um trabalho de equipa, com a colaboração de toda a Família. Quanto à pergunta sobre a Juventude Masculina, ficamos à espera que alguém responda.
Abraço amigo
Paulo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...