domingo, 10 de outubro de 2010

JFS em preparação para as JMJ-Madrid2011


A propósito das Jornadas Mundiais da Juventude de 2011 em Madrid e dos 100 anos de Schoenstatt em 2014, aconteceu neste mês de Setembro um encontro em Schoenstatt com representantes da Juventude Feminina, de todo o mundo!
Portugal marcou a sua presença com três representantes de Lisboa (Ana Botelho, Inês Gaivão e Assessora da JFS Rosana), e de Aveiro (Maria Miguel e Assessora da JFS Ir.Paula). Estavam reunidos 10 países, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Polónia, República Checa, Roménia, Húngria, México e Suíça.

A Mami a contar sobre a JFS de Aveiro

Aproveitando as Jornadas Mundiais da Juventude do próximo ano, a Juventude de Schoenstatt decidiu reunir-se nesses dias em Madrid e por isso o trabalho começa agora.
O primeiro dia de encontro foi dedicado à partilha de vida dos ramos nos diferentes países (os desafios que enfrentam, as correntes de vida e projectos apostólicos actuais). Apesar das barreiras culturais que separam muitos dos países, foi interessante encontrarmos tantas semelhanças naquilo que enfrentamos enquanto juventude.


No segundo dia de encontro trabalhámos em grupos de idiomas, respondendo e partilhando as perguntas:
•O que nos une enquanto Juventude Feminina internacional?
•Que traços concretos nos sentimos chamadas a encarnar para 2014?
•Que ideias e aspirações temos para o encontro (da Juventude Feminina) em Madrid?
Com estas perguntas e tudo o que foi partilhado naqueles dias, foi fácil chegar a propostas para um lema que vai além do encontro da JF em Madrid. É tudo o que queremos ser enquanto raparigas, enquanto schoenstattianas, enquanto cristãs – "Contigo Pai, Coroa Viva para a Igreja".

Capela da Sonnenau (Casa da JFS)

Coroa Viva é querer ser como Maria, é ser coerente, alegre, firme e corajosa, alguém que une a vida e a fé. É um caminho feito em comunidade, nunca sozinhas. E tal como a primeira geração, aceitamos das mãos do nosso Pai Fundador esta missão de ser a Coroa Viva. Ele deixou-nos esta herança, e é por isso que unidas a ele dizemos 'Contigo Pai'. Perante os desafios do mundo actual, perante os desafios da Igreja, percebemos que ser 'Coroa Viva' é uma resposta clara. É por isso também que nos sentimos chamadas a marcar presença nas Jornadas Mundiais da Juventude, enquanto Juventude Feminina de Schoenstatt, para que possamos fazer chegar à Igreja esta nossa Missão deixada pelo P.Kentenich e que nós vivemos tão alegremente, confiando em Maria e na Missão que Ela tem para a Igreja e para o Mundo.


Estes dias em Schoenstatt foram especiais, pelas vivências, pelas pessoas que conhecemos e porque nos sentimos em casa. Percebemos que é muito mais aquilo que nos une, do que as distâncias e as diferenças. E Maria deu-nos esta sensação única de sermos uma só Juventude, com a mesma origem, a mesma casa, o mesmo ideal e a mesma missão.
thank you very much, Inês

Texto: http://www.schoenstatt.pt/
Fotos: JFS Aveiro

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...