quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Jornada Nacional de Dirigentes de Schoenstatt - 2

Padre Melo aponta-nos o caminho

Conforme o prometido, voltamos hoje a falar sobre a Jornada Nacional de Dirigentes de Schoenstatt, que decorreu no Centro Tabor, na Gafanha da Nazaré, no passado dia 16 de Setembro.
Dedicamos este apontamento à palestra que o Padre José Melo proferiu na parte da manhã.

“O tema da nossa jornada (A Aliança de Amor pode mudar Portugal), pode parecer ousado mas para nós é uma certeza: A Aliança de Amor pode mudar Portugal. Esta é a linha de fundo deste dia de jornada como Família de Schoenstatt Nacional.
Neste ano de jubileu fomos tomando maior consciência de que o Padre Kentenich se empenhou na nossa fundação e deixou-nos uma missão. Uma das expressões dessa missão é ser porta da Europa, um desafio missionário para o nosso tempo.
Neste sentido nos próximos anos gostaríamos de dizer ainda com mais força: a Aliança de Amor está a mudar Portugal, está a mudar a Europa e está a mudar o mundo.”

Assim iniciou o Padre Melo a sua intervenção, lançando este desafio.
Mais adiante e referindo-se ao ano Jubilar disse:

“Ao terminar este ano jubilar, usando uma palavra muito significativa, também deste ano, temos que dizer … eu acredito!
Acredito neste Schoenstatt que é o nosso; Acredito na missão do nosso Pai e Fundador. Acredito no seu carisma para o nosso tempo; Acredito que isto é verdade! Eu acredito! Acreditamos! E queremos que este fogo acenda o mundo!”


Em seguida falou dos novos desafios que se colocam ao Movimento de Schoenstatt. O mais importante desses desafios é o Jubileu 2014. Em 2014 vai ser celebrado o centenário do nascimento do Movimento. Estes três próximos anos serão de peregrinação rumo a 2014.
“Uma peregrinação! A peregrinação da Aliança de Amor. Sabemos como as peregrinações nos dão vida. Não só chegar mas o que vai acontecendo pelo caminho. Nesta grande peregrinação da Família Internacional, queremos que aconteça muito em nós mas também que aconteça muito à nossa volta, por onde vamos passando. Somos as mãos de Maria, a Aliança é a nossa impressão digital, com a sua força missionária somos capazes de gerar uma cultura.
Percebemos que a Aliança de Amor é capaz de gerar uma cultura que pode responder às necessidades do tempo em todos os âmbitos da vida.”

O lema que nos vai acompanhar neste tempo, vem no seguimento deste propósito e da nossa oração do jubileu:
Pai, o nosso coração no teu coração
O nosso pensar no teu pensamento
A nossa mão na tua mão
A tua missão é a nossa missão.

Agora podemos acrescentar:
A Tua Aliança, a nossa missão.

“A Cultura de Aliança é nossa forma original de expressar nosso estilo de vida e de trabalho: nossa vinculação a Deus, às pessoas, à natureza, à cultura, à Igreja e ao mundo, tendo sempre como base a Aliança de Amor.
A Aliança de Amor para nós é uma mentalidade, uma marca que se faz presente em tudo.”

Continua

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...