quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dia de Nossa Senhora do Rosário

Nossa Senhora de Fátima - Raínha do Rosário

A Igreja celebra hoje, dia 07 de Outubro, o dia de Nossa Senhora do Rosário (inicialmente denominada Senhora da Vitória). Foi instituído pelo Papa Pio V, no aniversário da vitória obtida pelos cristãos na batalha naval de Lepanto (ocorrida em 1571) contra os turcos e que foi atribuída à intercessão da Virgem Maria, a quem os cristãos rezavam o Rosário.
Esta comemoração mariana é mais um convite a honrar, venerar e imitar a Mãe de Deus e sobretudo rezar-lhe o Rosário (três terços), uma das expressões mais populares da devoção mariana.
Mas como surgiu entre os cristãos e na Igreja a oração do Santo Rosário? Neste mês de Outubro, mês do Rosário, achámos interessante divulgar algo sobre este assunto.
A oração do Santo Rosário surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como saltério dos leigos. Dado que os monges rezavam os 150 salmos (a isto se chama saltério), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai Nossos. Com o passar do tempo, formaram-se outros três saltérios com 150 Ave Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria.
No ano de 1365, fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave Marias em 15 dezenas e colocando um Pai Nosso no início de cada uma delas. No ano 1500 ficou estabelecido, para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios e o terço que mais não é do que uma terça parte do Rosário, ou seja cinco mistérios.
A palavra Rosário significa “Coroa de Rosas”. A Virgem Maria revelou a muitas pessoas que cada vez que alguém reza uma Ave Maria, lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo, uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário a rosa de todas as devoções, ou seja, a mais importante.
O Santo Rosário é considerado a oração perfeita, porque junto com ele está a majestosa história da nossa salvação.
A Igreja recebeu o Rosário em sua forma actual em 1214 de uma forma milagrosa. A Virgem Maria apareceu a Santo Domingo e lho entregou como uma poderosa arma para a conversão dos pecadores e hereges daquele tempo. Desde então a sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados.

O Papa João Paulo II foi considerado o Papa do Rosário, tendo mesmo celebrado as suas bodas de prata papais, com o Rosário da Virgem Maria. Pelo facto de ser apenas a quarta vez que um Papa celebrou vinte e cinco anos de pontificado, esta decisão teve um grande relevo histórico e profético. João Paulo II atribuía tanta importância ao Rosário, que lhe dedicou mesmo uma carta apostólica intitulada “Rosarium Virginis Mariae” e que foi publicada em 16 de Outubro de 2002.
Dessa carta retiramos o seguinte excerto:
“O Rosário é ao mesmo tempo meditação e súplica. A imploração insistente da Mãe de Deus apoia-se na confiança de que a sua materna intercessão tudo pode no coração do Filho.
No Rosário, Maria, santuário do Espírito Santo, ao ser suplicada por nós, apresenta-se em nosso favor diante do Pai que a cumulou de graça e do Filho nascido das suas entranhas, pedindo connosco e por nós.
Oração pela paz, o Rosário foi desde sempre também oração da família e pela família. Outrora, esta oração era particularmente amada pelas famílias cristã e favorecia certamente a sua união. È preciso não deixar perder esta preciosa herança. Importa voltar a rezar em família e pelas famílias, servindo-se ainda desta forma de oração.

Fami e Paulo

Fontes: Para a elaboração deste trabalho foram consultados e utilizados:
Livro "Santos ao Ritmo da Liturgia e http://www.aciprensa.com/.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...