terça-feira, 17 de agosto de 2010

Uma rosa para a MTA

Rosa de prata presenteada pelo Pe.Vitor Espadilha a MTA

Há precisamente 25 anos, no dia de sua ordenação sacerdotal, o Pe. Vitor Espadilha veio ao Santuário da diocese de Aveiro entregar uma rosa à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. No passado domingo, dia 15, depois da celebração da missa de Acção de Graças, o Pe. Vitor convidou os 18 sacerdotes presentes na Eucaristia a ir junto com ele ao Santuário entregar uma rosa de prata a Nossa Senhora como expressou do seu louvor e gratidão. Uma rosa "que não murcha" como ele dizia. Nessa entrega, o Pe. Vitor colocou cada sacerdote aos cuidados de Nossa Senhora.


25 Anos de fidelidade à vocação à qual Deus o chamou! Tive a alegria de estar presente, durante todo o dia, com os paroquianos e amigos do Pe. Vitor. Às 9 horas participei na Eucaristia da paróquia de Vila Nova de Monsarros. Nesse Eucaristia, duas crianças foram baptizadas e duas Imagens da Mãe Peregrina enviadas. No final os paroquianos expressaram a sua gratidão com flores e umas palavras que comoveram a assembleia. Depois foi a Santa Missa na Moita. O gesto de gratidão aconteceu no final quando os jovens cantaram uma melodia muito serena e bonita, enquanto 25 pessoas com uma rosa branca se levantaram do meio da assembleia e foram entregar ao sacerdote. Não existiu qualquer palavra. Estava tudo dito neste gesto. Nesta Missa, o Padre Vitor celebrou um casamento e quatro baptizados. Que alegria maior pode ter um sacerdote no dia jubilar do que administrar sacramentos?
Bonito foi sentir e ver como as duas paróquias estão unidas no seu pároco. Prepararam juntas a festa jubilar com um almoço requintado, não perdendo porém a originalidade de cada paróquia.
À noite foi a vez do Pe. Vitor convidar os paroquianos e amigos, assim como muitas comunidades religiosas e sacerdotes, a dar graças ao Senhor pelo dom sacerdotal que Ele lhe concedeu.


Sobre este momento alto da dia, vamos contar numa outra intervenção. No final da Eucaristia, foram todos convidados a participar num pequeno convívio no hall da entrada do salão, com iguarias bem apetitosas e Porto de Honra dos bons. Para alegria do Pe.Vitor e de todos nós, o Sr. Bispo D. António Francisco presenteou-nos com a sua visita.

MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...