domingo, 29 de agosto de 2010

Jubileu de Prata da Ordenação do Padre Vítor Espadilha


“O Padre existe não para colher mas para semear.”

No passado dia 15 de Agosto de 2010, o Padre Vítor Espadilha, celebrou os 25 anos de ordenação sacerdotal. Com efeito, o Padre Vítor foi ordenado sacerdote em 15 de Agosto de 1985, na Sé de Aveiro, pelo Bispo D. Manuel de Almeida Trindade.
Este dia festivo na vida do Padre Vítor, terminou com a celebração de uma missa no Santuário da Gafanha da Nazaré, onde concelebrou juntamente com mais 17 sacerdotes, que marcaram presença neste dia tão importante.
Muitos outros sacerdotes não estiveram presentes fisicamente, mas não deixaram de estar unidos espiritualmente ao Padre Vítor, neste dia festivo.
A homilia foi iniciada com um texto do Padre Kentenich, proferido em 09 de Agosto de 1937, numa palestra de introdução a um retiro de Sacerdotes, realizado na Suíça.

“Talvez valha a pena recordar brevemente, a história da nossa vocação sacerdotal. Foi Deus que me chamou, Deo gratias! Quero repeti-lo sempre que enfrentar dificuldades na minha vocação, sempre que experimentar e viver grandes desilusões. Não fui eu que me chamei, foi Deus que me chamou! Não foi qualquer terceira voz que me chamou: minha vocação vem de Deus! Deo gratias! Mesmo que me depare com grandes dificuldades, o Deus que me chamou está sempre comigo. No vértice de sua vida, Jesus pronunciou uma frase semelhante: “Quem me enviou está comigo. Não me deixa sozinho porque faço sempre o que lhe agrada.”

No resto da homilia, fez uma exposição muito bonita sobre o que é ser sacerdote e a ligação com Maria, frisando o aspecto da disponibilidade que tem que existir sempre da parte do sacerdote, a exemplo de Maria que estava sempre disponível, para fazer aquilo que o Senhor esperava dela.
A conclusão da homilia pode muito bem ser a frase que abre este trabalho:

O sacerdote não existe para colher, mas sim para semear.

Durante a missa que teve na assistência muitos paroquianos (Padre Vítor é pároco na Moita e Vila Nova de Monsarros – Anadia) amigos e conhecidos, o Padre Vítor lembrou muitas das pessoas que tiveram influência na sua vocação e vida sacerdotal, entre consagrados, professores, leigos, em suma, todos os que de uma ou outra maneira o influenciaram positivamente para poder atingir estes primeiros 25 anos de sacerdote.


Imagem da cidade de Toledo (Espanha) onde o Padre Vítor estudou.

Imagem da Mãe Peregrina

No ofertório, o Padre Vítor recebeu diversos objectos que representavam várias fases da sua vida e a influência que tiveram na formação da sua personalidade e na descoberta da sua vocação.
Depois da Missa, seguiu-se um agradável convívio.
Para finalizar em beleza, o Padre Vítor recebeu ainda a visita do Sr. Bispo de Aveiro, D. António Francisco, que não quis deixar de comparecer nesta data tão importante, apesar de não lhe ter sido possível estar na Missa, motivado por outros compromissos.


Parabéns Padre Vítor, continue a semear!

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...