sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A Transfiguração de Jesus


Celebra-se hoje na Igreja a solenidade da Transfiguração do Senhor. Esta festa começou a ser celebrada no Oriente, no século V, como uma espécie de Páscoa do Verão, exaltando-se a Luz que é Cristo. No Ocidente, esta festa apenas entrou na liturgia no século XV.
Transfigurar, significa literalmente “ir além da figura”, “além das aparências”.

A transfiguração de Jesus, ocorreu num lugar que tem muito a ver com o nosso Santuário. E porquê? Porque ocorreu no Monte Tabor, uma colina da Galileia. O nosso Santuário está no Centro Tabor.

“Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João seu irmão e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou-Se diante deles:
O seu rosto ficou resplandecente como o sol e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele.
Pedro disse a Jesus: «Senhor, como é bom estarmos aqui!
Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias».
Ainda ele falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra e da nuvem uma voz dizia:
«Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O».
(Excerto do Evangelho segundo São Mateus)

Pedro sentiu-se tão bem naquele lugar que já não queria sair dele. No entanto, os discípulos têm reacções contraditórias de alegria e medo, tentação de viver o momento presente, esquecendo os outros, ou olhar para o futuro e encorajar os outros quando chegasse o momento da Paixão. Estes discípulos, representam todos os discípulos que nas horas boas não devem esquecer as más e vice-versa.
Nós quando vamos ao Santuário, também pensamos: É bom estar aqui! Mas a nossa missão vai muito mais longe que as paredes do Santuário ou dos muros que rodeiam o Centro Tabor. A nossa missão principal neste momento, é conquistar Portugal para a Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Dentro de 50 anos Schoenstatt deve ser uma peça chave na Igreja e na sociedade portuguesa. Sei que o nosso horizonte é a Europa toda, mas nas próximas décadas temos que ‘tomar o país de assalto'. Temos que ajudar Nossa Senhora a unir a Igreja portuguesa para a transformação do nosso país! Cada um deve perguntar-se: o que é que eu estou a fazer concretamente por Portugal?"

Estas palavras do Padre Diogo Barata, em Fátima servem de mote para a missão que Schoenstatt tem a cumprir em Portugal.
Vamos tornar todo o país o nosso Tabor?
Então poderemos dizer verdadeiramente que:

É bom estar aqui!

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...