sábado, 28 de agosto de 2010

Um quadro da MTA bem especial

 
  
Na celebração da festa dos 100 anos da paróquia da Gafanha da Nazaré, vai ser entregue ao Padre Francisco Melo, pelo Movimento de Schoenstatt da diocese de Aveiro, um quadro da MTA com tamanho e formato iguais ao dos Santuários. Este, porém, é uma devolução pois o mesmo esteve muitos anos na capela anexa à Igreja paroquial, onde surgiu o primeiro trono da Península Ibérica edificado para a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Muitas foram as Alianças de Amor celebradas nesse local. O P. Domingos trouxe este quadro para substituir o primeiro, que tinha dimensões menores (são os dois que estão juntos na imagem). Mais tarde o P. Rúbens, juntamente com o Movimento e o povo, coroou Nossa Senhora nesta Imagem como Rainha da Nossa Paróquia. Podemos encontrar nos jornais da terra a vida que surgiu a partir daqui. Com a total reconstrução da igreja paroquial, esta Imagem perdeu o seu lugar, que deixou de existir. Com o jubileu dos 50 anos de Schoenstatt em Portugal, fomos à procura da história e de tudo o que está ligado a ela. Encontramos este quadro esquecido num canto, sem a coroa e com estragos profundos. Estava na hora de reconquistar e de restaurar. E foi assim que o quadro ficou ainda mais rico. Foi restaurado pelas mãos de um elemento do Movimento e  reconquistado espiritualmente com o Capital de Graças jubilar.
No dia 10 de Julho levamos o quadro, juntamente com outros símbolos que fazem história, até à Sé Catedral de Aveiro. Na peregrinação a pé foi passando de mão em mão e esteve presente na Eucaristia festiva celebrada pelo D. António Francisco, bispo de Aveiro. 
No dia 31 de Agosto temos a alegria de devolver o quadro à paróquia da Gafanha da Nazaré, sem coroa, mas ainda mais rico, porque foi reconquistado, agora também pela geração mais nova. Estamos todos convidados para esse momento histórico.
MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...