terça-feira, 13 de outubro de 2009

A Juventude Feminina de Aveiro - Parte IV

Enconto da JFS - 13 a 15 de Abril de 1984.


No dia 18 de Janeiro de 1981 dá-se a primeira Consagração no Santuário, à Mãe e Rainha, a nível de Carta Branca, sendo esta feita por um grupo de sete jovens do Ramo da Juventude Feminina de Schoenstatt.

Nos anos que se seguiram tiveram lugar, à sombra deste Santuário, Encontros Nacionais da Juventude. Os primeiros aconteceram entre os dias 29 de Julho a 5 Agosto de 1983, e entre os dias 13 e 15 de Abril de 1984. No ano de 1986, entre os dias 12 e 14 de Setembro, realiza-me mais um Encontro Nacional da Juventude Feminina de Schoenstatt, sob o lema Sê Maria para o Mundo. Neste encontro participaram 80 jovens de 6 dioceses do país, que renovaram o seu compromisso de ser jovem pura, outra Maria no Mundo.

O próximo passo importante na história da JFS de Aveiro é a celebração do Jubileu dos 60 anos da Fundação da JFS na Alemanha, a 15 de Agosto de 1991. Neste encontro deu-se o culminar da conquista da imagem da MTA (Mãe Três vezes Admirável), que se encontra na sala de reuniões da JFS, na Casa Mater.


“Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt,

nesta hora de graças para a nossa Juventude Feminina de Schoenstatt, apresentamos-Te a dádiva que, com amor, Te preparamos durante este ano. A moldura viva da Tua Imagem.

Ela representa os sacrifícios que fizemos ao longo deste ano peregrinando ao Santuário semanalmente, e o espírito de oração que tentamos conquistar através do terço. (…)”


A Segunda Geração, da qual fazemos parte, começa a participar em encontros a nível mundial. Iniciamos em Czestochowa (Polónia) no ano de 1991; seguimos para Paris, em 1997, e no Ano 2000 marcamos presença em Roma! Mais recentemente, em 2005, a Jornada Mundial de Jovens foi acolhida na cidade de Colónia.


A JFS (de Aveiro e Guimarães) em Paris, 1997.


Chegado o ano de 2004, há uma grande festa a ser preparada: o Jubileu de Prata do Santuário Tabor Matriz Ecclesiae! Já passaram 25 anos! E 25 Anos depois da Família de Schoenstatt da Gafanha da Nazaré ter dado à Mãe um Lar, a MTA oferece à JFS uma casa, cujo nome escolhido foi Casa Mater. O Lançamento da sua Pedra Fundamental deu-se a 18 de Março de 2005. Depois da casa veio a busca do ideal da Segunda Geração da Juventude Feminina, Primavera Sagrada, Tabor do Mundo, e no dia 17 de Setembro de 2006 coroamos a Mãe como Rainha do Ver Sacrum.


Ana Margarida

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...