quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Homilia do Bispo de Aveiro em peregrinação diocesana

D. António Francisco

Movimento de Schoenstatt
para a formação de um homem novo
(...)
O Movimento de Schoënstatt é um movimento de sacerdotes, consagrados (as) e leigos (as) da Igreja Católica em ordem à renovação do mundo. Possui como carisma fundador e como finalidade pedagógica e apostólica a formação de um homem novo, redimido por Jesus Cristo e construtor de uma nova e bela sociedade (schoënstatt).
É um movimento trazido pela mão de Nossa Senhora que se propõe formar em cada um de nós esta pessoa nova, segundo a imagem de Maria, colaboradora de Cristo, seu Filho, na obra da redenção. É um movimento surgido a 18 de Outubro de 1914, a partir de uma pessoa: o Padre José Kentenich nascido na Alemanha em 18 de Novembro de 1885 e ordenado sacerdote em 1909.
O movimento de Schoënstatt está presente em Aveiro, a partir deste Santuário da Gafanha da Nazaré, através da presença dos Padres do Instituto Secular de Schoënstatt e das Irmãs de Maria e daqui irradia com grande dinamismo e entusiasmo por toda a Diocese.
Nesta peregrinação ao Santuário diocesano de Schoënstatt queremos celebrar o jubileu dos 50 anos da presença do carisma e da espiritualidade schoënstattianos em Portugal e agradecer a todos quantos ao longo deste tempo tudo fizeram para valorizar este Santuário como um percurso mariano, eucarístico e vocacional de tantos peregrinos. Neste local aprazível, situado no coração da colónia agrícola, entre a ria e o mar, ergue-se este espaço sagrado transformado em santuário onde Deus se adora e louva, onde a bênção terna de Maria, Mãe Admirável, se acolhe e agradece e onde as pessoas diariamente reencontram no silêncio da oração e da adoração eucarística a tranquilidade e a paz.
Em pleno mês do Rosário e neste Dia mundial das Missões imploramos de Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa Mãe, bênção e protecção para caminharmos como homens novos e construtores de uma sociedade bela, justa e fraterna.


Ler toda a homilia aqui

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...