quarta-feira, 21 de outubro de 2009

30 Anos de muitas Graças

O nosso querido Santuário faz hoje 30 anos!



No dia 1 de Maio de 1979, às 9 horas da manhã, deu-se o início dos trabalhos da construção do Santuário. Foi um início abençoado com uma oração e o cântico Por amor à Igreja construamos o Santuário. O Sr. Pe. António Borges abençoou o terreno e os trabalhadores.
Na parte da manhã estiveram presentes cerca de 50 pessoas e durante a tarde umas 40, que se dedicavam a cavar os fundamentos.

No dia 20 de Maio, apenas 20 dias depois, foi benzida a Pedra Angular, que em seu simbolismo expressa a missão do nosso Santuário como TABOR MATRIS ECCLESIAE. Neste dia a Pedra Angular, vinda do túmulo de São Pedro em Roma, e abençoada pelo Papa João Paulo II, foi trazida em peregrinação desde a Igreja da Gafanha da Nazaré. Quem presidiu à cerimónia foi o então Bispo de Aveiro Dom Manuel de Almeida Trindade.



Na ocasião rezou-se: 

"Querido Pai Fundador, temos grande alegria em oferecer este Santuário como dádiva jubilar de gratidão pelas tuas palavras proféticas de 1929: "À sombra desde Santuário serão decididos essencialmente os destinos da Igreja e do mundo por séculos”.



No dia do lançamento da Pedra Fundamental, pelas 7h da manhã, houve uma Santa Missa na qual 21 mães fizeram a sua Aliança de Amor. Essas mães tinham como ideal ser “Pedras Vivas de Fundação”. A celebração realizou-se dentro do Santuário, cujas paredes tinham cerca de um metro.

Missa de Aliança de Amor de um grupo de Mães.



No dia 21 de Outubro de 1979 deu-se a solene inauguração do nosso SANTUÁRIO TABOR MATRIS ECCLESIAE, presidida por Dom Manuel de Almeida Trindade. Esteve também presente o Sr. Dom Maurilio, Arcebispo de Mitilene, um grande número de sacerdotes (de Schoenstatt e das Paróquias vizinhas) e mais de 2.000 peregrinos.




Fonte: Monografia da Paróquia de Nossa Senhora da Nazaré, de Manuel Olívio Rocha e Manuel Fernando da Rocha Martins.
Fotos de Vasco Lagarto

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...