quarta-feira, 7 de outubro de 2009

07 DE OUTUBRO - NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Imagem Simbolizando Nossa Senhora do Rosário

DIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO – 07 DE OUTUBRO

Hoje dia 7 de Outubro, a Igreja comemora na liturgia o dia de Nossa Senhora do Rosário. Esta celebração foi instituída em 1572 pelo Papa Pio V, para comemorar a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto, no mar Mediterrâneo.
Esta batalha ocorreu em 07 de Outubro de 1571 e teve como principal objectivo, impedir que os turcos otomanos progredissem pela Europa, depois de terem conquistado possessões da República de Veneza no Mediterrâneo oriental.
Veneza recorreu ao Papa, para que este tentasse organizar uma aliança com os países do Mediterrâneo Ocidental (tradicionais rivais de Veneza) para em conjunto, impedirem o avanço dos otomanos, pois tal facto viria a ser prejudicial a todos os países.
O Papa iniciou uma série de contactos, vindo a ser formada uma armada denominada Santa Liga, para enfrentar os turcos otomanos.
A batalha dá-se então na manhã de 7 de Outubro, ao mesmo tempo que em Roma, na Praça de São Pedro se realiza uma procissão do rosário, pedindo a intercessão da Virgem Maria, no sucesso da missão da Santa Liga na sua luta contra os turcos otomanos.
Com efeito, os cristãos conseguem vencer a batalha e impedem o avanço dos otomanos na Europa.
O Papa PioV, atribui o mérito da vitória a Nossa Senhora e declara o dia 7 de Outubro, como dia de Nossa Senhora da Vitória.
Em 1573, o Papa Gregório XIII muda o titula da festividade para Festa do Santo Rosário, sendo posteriormente estendida a toda a Igreja, pelo Papa Clemente XII.
Finalmente após as reformas introduzidas pelo Concílio Vaticano Segundo, a festa foi renomeada para Nossa Senhora do Rosário, mantendo-se a data em 7 de Outubro, mas sendo classificada como festa litúrgica de memória universal.
Nossa Senhora do Rosário é padroeira de muitas paróquias no nosso país, que é pela forte devoção a Nossa Senhora de Fátima, um país muito ligado ao Rosário.
Sendo o mês de Outubro, o mês do Rosário e o mês em que se celebram nos dias 12 e 13 as aparições de Nossa Senhora de Fátima, entendemos por bem fazer uma breve resenha desta festa litúrgica de Nossa Senhora do Rosário.
Neste ano jubilar em que pedimos muitas graças para o nosso Movimento e para toda a Igreja em geral e também neste ano sacerdotal em que pedimos novas vocações, rezemos também o Rosário, principalmente neste mês de Outubro, para que os nossos pedidos sejam atendidos por Deus, por intercessão da Mãe e do nosso Pai Fundador.
.
Fami e Paulo

1 comentário:

Unknown disse...

Parabens pelo blog e pelas histórias que tu sabes.
Um abraço
Rubem da Rocha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...