quarta-feira, 22 de maio de 2013

Oficial: Os Padres Pallottinos oferecem o Santuário Original ao Movimento de Schoenstatt

 
Provincia dos Pallottinos do Sagrado Coração
Quarta-feira, 22 de maio de 2013, 13h.

A comunidade dos Padres Pallottinos oferece a capela de peregrinação em Vallendar ao Movimento de Schoenstatt como um presente pelo Ano do Jubileu 2014. Foi decidido pela Assembleia Provincial, o organismo com mais poder de governação da comunidade, durante a sua reunião no dia 22 de maio de 2013 no Centro Provincial em Friedberg, Bavaria, Alemanha. Para além do Santuário, o presente inclui a adjacente Praça dos Peregrinos.
Depois de uma discussão detalhada a assembleia concordou que este presente seria oferecido pelo governo Provincial e pela Haus Wasserburg.
 
O P. Helmut Scharler, o Superior Pallottino Provincial disse, “Há uns anos o Movimento de Schoenstatt pediu um gesto generoso no que respeita à área de peregrinação em Schoenstatt. Com esta oferta queremos confiar o Santuário de Maria ao Movimento de Schoenstatt no aniversário do centenário de Schoenstatt em 2014, com a esperança de que muitas pessoas vivenciem a proximidade da Mãe e Rainha e que de futuro aproveitem o poder inspirador e benéfico deste lugar de peregrinação.” Também falou da tristeza existente, porque muitos Padres Pallottinos têm trabalhado proveitosamente, há muitas décadas, na construção do Movimento de Schoenstatt  e na pastoral do santuário de graças.
 
Em 1901, os Padres Pallottinos compraram a “Casa Antiga” a uma entidade privada com o fim de construir uma casa de formação como base da sua presença em Vallendar. A capela, na altura um depósito de utensílios de jardinagem, foi remodelada e utilizada de novo como um lugar sagrado. Em 1914, um grupo de estudantes próximos do Diretor Espiritual dos Pallottinos, o Padre José Kentenich, dedicaram-se aqui à Mãe de Deus. O Movimento de Schoenstatt considera esta data o início do seu trabalho apostólico.
 
Em 1964, o Movimento de Schoenstatt foi separado da Sociedade dos Pallottinos, que até então tinha contribuído significativamente para o desenvolvimento e formação de Schoenstatt, bem como para o lugar de peregrinação que surgiu. O santuário de graças permaneceu propriedade dos Padres Pallottinos, que continuaram a servir o lugar de peregrinação pastoralmente, e a coordenar a cooperação das muitas comunidades de Schoenstatt.

Em 2012, teve lugar o primeiro passo para a entrega do santuário a Schoenstatt no que respeita à sua utilização e administração. “Queríamos descobrir se seriamos capazes de coexistir no local. Afinal, nós os Padres Pallottinos dirigimos uma casa para a Formação de Juventude na Haus Wasserburg, bem como um centro espiritual e terapêutico, e também o nosso próprio trabalho pastoral na Igreja Pallotti, servindo muitas pessoas para além desta região. Ambas as partes registaram experiências positivas, e isto motivou-nos a nós Padres Pallottinos a entregar agora de forma permanente o santuário,” explicou o P. Alexander Diensberg, Reitor da Haus Wasserburg.
 
 
 
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...