terça-feira, 28 de maio de 2013

Missa de Acção de Graças pela Peregrinação a Fátima

Os cinco peregrinos que apresentaram os seus testemunhos

No passado Domingo (26 de Maio) a Missa das 18 horas no Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro, foi celebrada em Acção de Graças, pela Peregrinação da Família portuguesa de Schoenstatt a Fátima e também pelo facto do Santuário Original passar a ser propriedade do Movimento Apostólico de Schoenstatt.
Na Missa, estiveram presentes muitos dos peregrinos que participaram na peregrinação a Fátima.
Alguns dos peregrinos deram o seu testemunho sobre a forma como vivenciaram a peregrinação.

"Quando nos lançam este desafio encontramos sempre dezenas, centenas de palavras para dizer: “ Se calhar não aguento, não tenho preparação física, não posso faltar ao meu emprego, não posso deixar a família”…Enfim… e outras tantas coisas.
Em 2008 encontrei apenas duas: “ EU VOU!!!”
No final da peregrinação, cujo lema era Vai Mais Longe… eu fui mais longe… e encontrei mais duas palavras “ EU QUERO”
No ano seguinte, o lema “Quem me vê, vê o Pai”.
Mais palavras “ EU VOU, EU QUERO E VOU LEVAR ALGUÉM COMIGO”. E assim foi, em 2009 … o marido, o pai, o filho, os amigos…
É isto que a peregrinação nos dá. VIVEMOS; EXPERIMENTAMOS e queremos PARTILHAR… as subidas, as descidas, o calor, o frio, a chuva, o sol, o arco-íris, os testemunhos, a alegria e a Fé inabalável dos jovens, o silêncio…
Outra coisa que experimentamos o SILÊNCIO. Tão importante nas nossas vidas, encontrarmo-nos com Deus e conversarmos.
Todos os anos são diferentes. Nós somos diferentes porque nos vamos transformando. O importante é estarmos atentos, com vontade e confiantes porque aquilo que necessitamos aparece.
Mas para isso é preciso PARAR. Parar se queremos continuar…
No ano passado aprendi uma coisa muito importante para vermos, temos de olhar de olhos vendados.

O Padre Carlos Alberto benzendo as talhas que foram oferecidas aos peregrinos

Tal como disse o Padre Diogo este ano, a peregrinação às vezes até pode parecer sempre a mesma coisa, mas tenham a certeza que não é. E cada ano com um desafio diferente e sempre uma aprendizagem nova. Partilhando um testemunho de um peregrino “ Cada vez que venho de uma peregrinação, acho que foi a melhor. Repito vezes sem conta “ Foi esta a melhor...mas foi mesmo esta a melhor!”. Não podia deixar também de partilhar convosco, aquilo que ouvi ontem de um peregrino.” A Peregrinação já faz parte do meu ano. Sabes, é como aquelas pessoas que tem de ir às termas todos os anos, pois é eu também tenho de ir todos os anos à Peregrinação CUiDAR da ALMA.
Este ano já consegui Mais… peregrinar do que caminhar, como ouvi de um jovem, por exemplo: não levando relógio e com o telemóvel desligado. Aqui fica, o meu muito obrigado a este jovem que com toda a certeza meu deu uma grande lição de vida. PEREGRINAR E NÃO CAMINHAR. Faz toda a diferença.
Cresci no seio de uma família católica, que graças a Deus me foi transmitindo muitos valores. Recordo, “ reza … , “ nunca estás sozinha, tens sempre um anjo da guarda contigo… “ e nunca te esqueças de agradecer” e tantas outras coisas…
Talvez por isso, acredito muito em anjos. Os anjos da guarda do Céu e os anjos da terra. Um desses anjos da terra, numa fase da minha vida muito atribulada disse-me: “ Ali no Santuário resolvemos muitos problemas da vida… sabes, também existe uma Peregrinação muito abençoada onde podemos encontrar o nosso caminho…” E foi assim, que me pus no caminho…
Nesta Peregrinação ouvi alguém dizer “ não vás por ai pelas pedras, aqui no alcatrão caminhas melhor. Ao que eu respondi: “ Obrigada, mas eu aqui vou bem”. O caminho nas pedras faz-me ir mais desperta, mais concentrada para não me desequilibrar e sobretudo mais atenta para algo imprevisto que possa aparecer.
Foi aqui, neste Santuário, e em todas estas Peregrinações que fui e vou encontrando sempre cada vez mais instrumentos, ferramentas… que me ajudam a PEREGRINAR nestes caminhos desequilibrados da vida…
Obrigada a todos os JOVENS “responsáveis” por tantas conversões…
E muito, mesmo muito Obrigada aos meus ANJOS da GUARDA do CÉU e da TERRA."


Xana Sardo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...