segunda-feira, 19 de março de 2012

Vigilias dos S'S (Braga)


«Ver Sacrum: Esta nova primavera, que brota e desabrocha, somos nós!» 

A Vigília dos S’s (Segundos Sábados no Santuário de Schoenstatt de Soutelo) de março foi dedicada à descoberta da Lâmpada Sagrada do Ver Sacrum.
Assim, recordámos as palavras do Padre José Kentenich que explicam este símbolo: «O globo imperial coroado com o sinal da Mater Ter Admirabilis! Com ele, queremos conquistar um reino para a Mater Ter Admirabilis! (…) Quem deve reinar na Igreja ideal que todos nós somos chamados a ajudar a construir? Cristo e a Mãe de Deus!».  
Aprofundando o significado da frase escrita no braço que sustenta a Lâmpada, Ver Sacrum, cada um de nós meditou sobre os sacrifícios a oferecer nesta caminhada de Quaresma, tomando como lema as palavras do Pai e Fundador: “Não lestes também a palavra Ver Sacrum? Uma Sagrada Primavera, uma primavera consagrada! Esta nova primavera que brota e desabrocha, somos nós! O que Ele (Deus) quer de nós é o espírito de sacrifício!”.


Continuámos a pintar um pequeno Santuário (dividido em pequenos quadrados), como sinal da descoberta dos símbolos e das contribuições ao Capital de Graças, onde têm sido incluídas as contribuições para o Santuário Original. Para celebrar simbolicamente a assinatura do Contrato de Usufruto do Santuário Original por parte de Schoenstatt, as Senhoras da União Apostólica Feminina retiraram as grades que estavam em frente do Santuário. 

Animados pelo exemplo dos «Guardas do Santuário», cada um de nós ficou com o compromisso de pensar como poderá oferecer contribuições, espirituais e/ou materiais, para o projeto de aquisição do Santuário Original e recinto dos Peregrinos.
E o desafio foi lançado: “O meio para alcançarmos o nosso objetivo é um espírito de amor heróico!” (J. Kentenich)

Texto: Elisabete e Paulo Coutinho; Fotos: Mª de Fátima e João Moura 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...