domingo, 4 de março de 2012

Quaresma a caminho do Santuário

Quem poderá subir à montanha do SENHOR? Quem habitará no seu santuário? (Sl.23,3)
A resposta do salmista é clara, “o que tem as mãos inocentes e o coração puro” (v.4) e, assim, indica o caminho da santidade para entrar na morada de Deus.
Como Família de Schoenstatt, iniciamos a quaresma com a alegre notícia sobre o Santuário Original, um passo importante no caminho até a sua aquisição definitiva. É um presente que nos convida à gratidão e nos desafia a viver a nossa Aliança de Amor em profundidade.
Nesse sentido, seguindo as palavras do salmista, podemos viver a quaresma deste ano como uma peregrinação interior ao santuário. Pelo caminho, como o povo de Deus pelo deserto, podemos experimentar a graça da conversão que transforma as mãos e o coração, para amar o próximo e sermos um santuário vivo de Deus.
No nosso Santuário, Nossa Senhora oferece-nos a graça da transformação interior, em que consiste? Diz-nos o P. Kentenich: “Se o nosso Movimento não produzir santos, quer dizer que não compreendeu nem realizou claramente a sua missão! A acção (….) de Nossa Senhora consiste na transformação do homem até à plenitude da idade de Cristo. Esperamos não somente ser convertidos do pecado, mas realizar uma segunda e uma terceira conversões: que aqui surjam personalidades plenamente cristãs (…).”
É esta graça que queremos implorar e também conquistar na nossa vida diária: em gestos muito concretos, exercitando as práticas da oração, do jejum e da partilha, temos a oportunidade de cultivar a santidade da vida diária.
Estes são sinais concretos que renovam a na nossa relação com Deus, connosco próprios e com o próximo. Estes são ofertas (capital de graças) que levamos ao Santuário, tal como rezamos na oração da peregrinação 2014: “Trazemos as nossas dádivas, com as quais queremos encher as talhas: gratidão e arrependimento, entrega e anseios…”
Senhor, dá-nos mãos limpas e coração puro … para entrar no teu Santuário.

Tua Aliança, nossa missão!

Padre José Melo

Director nacional do Movimento de Schoenstatt

Nota: Esta notícia é o Editorial do site "www.schoenstatt.pt" referente ao mês de Março de 2012.


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...