quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher


A QUESTÃO DA MULHER

A imagem da mulher tem sofrido mudanças profundas ao longo da história. O século XX ficou marcado por esforços significativos em favor da «libertação da mulher» das formas mais variadas de «escravatura» e do reconhecimento da «igualdade entre homem e mulher».
No entanto, na luta por uma igualdade entendida, em geral, como identificação com o homem, a mulher perdeu, em grande parte, a sua identidade própria, sacrificou a sua feminilidade, tornando-se mais uma vez escrava do homem, agora porque «masculinizada».
Mas a humanidade necessita tanto dos valores femininos como dos masculinos, que se complementam e completam mutuamente na medida em que se harmonizam entre si.
Para o Padre Kentenich, Fundador do Movimento de Schoenstatt, a «questão da mulher» nunca foi de valor secundário. Ele gostava de dizer que “um povo se levanta ou cai com as suas mulheres”. Em Schoenstatt, começa desde cedo a formar e educar neste sentido as mulheres que se aproximavam do Movimento para viverem a sua espiritualidade e pedagogia. Fá-lo com o olhar voltado para Maria, na qual via corporizada a «mulher ideal», cujo perfil revela, através dos tempos e das culturas, as características da mulher e a sua missão como filha, esposa e mãe.

O Padre Kentenich chegou até a afirmar: “A minha vida teria valido a pena se tivesse conseguido formar uma única mulher como «pequena Maria»!”

Irmã Maria Nádia

Este pequeno texto, serve para homenagear todas as mulheres, neste Dia Internacional, dedicado precisamente à Mulher. Penso que não se deve dar valor à mulher, apenas neste dia, mas sim durante todos os dias do ano e durante toda a vida.
No entanto, como infelizmente nem sempre à mulher é dado o valor e a importância que tem na sociedade, é bom que neste dia seja lhe dado um destaque especial.
Este pequeno texto que publicamos, mostra a importância que o Padre Kentenich dava à mulher e ao seu importante papel, no desenvolvimento das sociedades.
A todas as mulheres, desejo um dia abençoado, muito feliz e um deixo um obrigado muito especial, por serem ... mulheres.

Paulo

1 comentário:

Matilde Costa disse...

Que texto tão bonito!
Muito obrigada Irmã Nádia.
Um beijinho

Matilde

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...