quarta-feira, 14 de março de 2012

MissõesPaís 2012 - testemunho sobre uma semana ao serviço do outro


No passado dia 28 de Janeiro partiram de Lisboa as primeiras missões universitárias deste ano, com o lema "Eu sou a Luz do Mundo". Até ao final do mês, terão partido rumo a todo o país 17 Faculdades de Lisboa e Porto! Aqui fica um testemunho de uma chefe de serviço:
"Tive uma semana de Missões diferente! Acho que nunca ninguém tem umas Missões iguais, ou porque o sítio é novo, ou o grupo não é o mesmo, mas esta semana foi mesmo diferente! Domingo, quando cheguei a casa, a minha querida mãezinha perguntou-me: "Então, foi giro? Conte lá, o que é que andou a fazer?", ao que eu respondi – "Foi mesmo giro! Fiz imensas coisas!".
Depois pensei um bocadinho melhor no que fizemos durante a semana: contactámos os sítios a ser missionados, lavámos aproximadamente 40 panelas industriais, pusemos "de pé" 28 refeições para 65 pessoas, enchemos 30 botijas de água quente por noite. No total devemos ter dormido 24h durante 9 dias....desculpem lá, mas QUE SECA!!!
Depois pensei AINDA melhor e lembrei-me que na altura não custou nada... sim estive cheia de sono e com umas olheiras infindáveis durante a semana toda, sim perdi imensas orações, palestras e regabofes, mas por outro lado cantei infinitas vezes o Ubi Caritas a lavar a loiça (para só descobrir a meio das missões o que a letra queria dizer, e que afinal era perfeitamente adequada à situação), rezei terços a desfiar frango (?), aprendi a mexer-me numa cozinha industrial e a fazer bolo de bolacha... basicamente, aprendi a fazer uma coisa espectacular: a Rezar enquanto trabalho, a servir.
Sou por natureza bem-disposta, mas também bruta e tirana com aqueles que mais gosto. Esta semana obrigou-me a auto reeducar-me, a tentar ser como Nossa Senhora, sempre tão serena e paciente. Aquelas carinhas desgastantes que todos os dias surgiam pela porta da cozinha com fome ou com sede, e diziam: "Não há mais leite quente?" Ou "Não há mais pão?" – a quem respondíamos com um sorriso: "Sim, 2 minutos!", lembraram-me, dia após dia no quão importante é estar atento.
No fundo, pode parecer um bocado rebuscado, mas gosto de pensar que a minha missão foi certificar-me de que, tal como as virgens prudentes, os missionários tinham azeite para as suas lâmpadas, para que durante todos estes dias em Vila Viçosa, não fossem nunca apanhados desprevenidos, e pudessem ser sempre Luz do Mundo!"

Mia Perestrello

Fonte: www.schoenstatt.pt

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...