terça-feira, 13 de março de 2012

Schoenstatt no Comité Organizador Local da JMJ-Rio2013


A Jornada Mundial da Juventude com o Papa em 2013, no Rio de Janeiro- Brasil, começou já no ano passado quando o Papa Bento XVI a anunciou, em Madrid. O Comité Organizador Local (COL) reúne os diversos sectores que vivem e pensam cada dia da JMJ 2013. Um desses sectores - o da Inscrição, com o qual cada jovem tem o seu primeiro contacto com a JMJ 2013, está confiado à responsabilidade de Schoenstatt. Ir. M. Shaiane Machado, Irmã de Maria de Schoenstatt, responde pelo sector. Desde 31 de janeiro, ela atua no COL. Pedimos-lhe que nos contasse um pouco sobre a sua tarefa:

- Ir. M. Shaiane, qual é a sua tarefa na preparação da JMJ 2013?
IMS - Faço parte do COL, sector responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, juntamente com o Conselho Pontifício para Leigos no Vaticano.
O sector pelo qual sou responsável é o das inscrições. Todos os jovens que participarão da JMJ 2013 farão a sua inscrição neste sector, que vai muito além do que registrar nomes. É a partir das inscrições que outros sectores podem desenvolver as suas atividades, pois é com o número de jovens participantes que se realiza uma jornada. Por isso é importante que se inscrevam logo que abram as inscrições.
- Qual a sua reação ao ser chamada para atuar nesse sector?
IMS - Fazer parte de um sector como este é um grande privilégio, pois estamos a falar sobre o maior (ou um dos maiores) eventos mundiais. Sendo assim, pode-se prever o "susto" que se apanha quando se é chamado para exercer esta tarefa. O que me dá forças para aceitar e enfrentar esse desafio é saber que não estou sozinha: tenho uma Mãe, um Pai e um lar no qual me sinto sempre abrigada, para além de todas as pessoas que se fazem presente comigo, por meio de orações, acompanhamento e apoio.
- Explique-nos em breves palavras quais são as equipas que já existem no COL e como funcionam.
IMS - O COL é formado por diversos sectores: Inscrição (inscrição dos peregrinos), Voluntariado (inscrição e seleção dos voluntário), Hospedagem (organiza todos os locais de hospedagem para os jovens durante a JMJ), Comunicação (responsáveis pelo portal www.rio2013.com.br e pelas diversas comunicações), Atos Culturais (responsável pela organização de todos os atos culturais que acontecerão na cidade do Rio de Janeiro durante a JMJ), Pré-jornada (estabelece diálogo com as diversas dioceses que realizarão a semana missionária na semana que antecede a JMJ), Atos Centrais (está ligado diretamente com a organização dos eventos que envolvem a participação do Papa), Preparação Pastoral (responsáveis pelas catequese e outros eventos de caráter religioso), e outros sectores. Tem como responsável um Coordenador Geral e como presidente o Arcebispo do Rio de Janeiro.
- Como posso ajudar desde já na realização da JMJ 2013?
IMS - Pode inscrever-se como voluntário para ajudar nas diversas atividades de preparação da JMJ ou organizar o seu grupo de jovens para participar da Jornada.

- O que é que Schoenstatt pode oferecer para a JMJ 2013?
IMS -
O principal que podemos oferecer é o nosso Santuário Tabor Redenção da Família, no Rio de Janeiro, para todos os peregrinos que vierem à JMJ. Mas podemos também oferecer a nossa força de atuação, especialmente por meio do comité Schoenstatt na JMJ 2013 e dos seus diversos projetos de evangelização durante a Jornada. Além disso, podemos oferecer muitas contribuições ao Capital de Graças e as nossas orações por todos os jovens. E, se alguém quiser colaborar mais ativamente na preparação da Jornada, aqueles que possuem coração jovem, independente da idade, pode inscrever-se como voluntário e também oferecer a sua casa como local de hospedagem.

Fonte: www.maeperegrina.com.br

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...