sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Schoenstatt de Coimbra no "Juntos pela Europa"

A Irene e o Jorge, da Liga das Famílias de Coimbra, representam o Movimento de Schoenstatt no projecto "Juntos pela Europa". Este ano o grande encontro europeu será em Bruxelas, em Maio. Conheça como Coimbra está a preparar este evento:

"Uma livre convergência de Movimentos e Comunidades Cristãs, que trabalham juntos para reavivar a alma cristã da Europa.
Tudo teve início em 1998, na vigília de Pentecostes, quando o Papa João Paulo II reuniu os Movimentos e as Novas Comunidades em Roma e pôs em relevo o papel essencial que têm na Igreja.
Os fundadores e responsáveis de vários movimentos, para responder ao apelo do Santo Padre no sentido de favorecerem um mútuo conhecimento entre todos, iniciaram um percurso de comunhão, tendo em vista reavivar a alma cristã da Europa. Mais tarde esta comunhão foi alargada a movimentos de outras igrejas cristãs e deram-se passos no sentido de, como cristãos, colaborarem para preencher o enorme vazio religioso da Europa. Pediu-se perdão reciprocamente pela divisão do passado e mais tarde fez-se um pacto: o pacto do amor recíproco entre todos, que permite experimentar a presença de Cristo, segundo a sua promessa: “Onde dois ou mais estiverem reunidos no meu nome, Eu estou no meio deles”. Com este espírito de comunhão realizaram-se em Estugarda, na Alemanha, em 2004 e em 2007, duas grandes jornadas europeias com o lema “Juntos pela Europa”, na qual participaram também muitos representantes portugueses.
Na 1ª, com cerca de 9 mil pessoas de 170 movimentos e comunidades cristãs, entre os quais 50 bispos de várias igrejas e muitos políticos, houve um solene compromisso ao “Pacto de Amor Recíproco”. Na 2ª, participaram já 240 movimentos e comunidades cristãs e manifestou-se a urgência da “comunhão” entre todos e do trabalho de renovação espiritual e social para um contributo para uma Europa mais unida, mais humana e mais responsável. Na conclusão desta Jornada surgiu um Manifesto intitulado “os 7 Sins” que sublinha em 7 pontos o desejo de mostrar as raízes cristãs da Europa. O próximo passo que “Juntos pela Europa” está a preparar, é um encontro europeu,
que será realizado a 12 de maio de 2012, em Bruxelas - no Parlamento Europeu, como ponto central, e ligado em simultâneo com o maior número de cidades europeias onde seja possível criar também uma dinâmica de animação e celebração deste evento. O evento Bruxelas 2012 está a ser preparado em pelo menos 7 cidades portuguesas, entre as quais Coimbra. Estamos a trabalhar na preparação de um evento que gostaria de ser, em sintonia com o programa de Bruxelas e das outras cidades europeias, uma festa de comunhão, de anúncio e de celebração da fé, alma da nossa cultura.
Acreditamos que este projeto poderá constituir um sinal de esperança e de fortalecimento dos valores cristãos para o nosso país, nestes tempos especialmente difíceis que atravessamos. No dia 5 de fevereiro, iremos nos reunir para um conhecimento mútuo e para refletir sobre o nosso papel na construção de uma Europa mais unida, perspetivando o próximo encontro de 12 de maio. Contamos com a presença de todos!"

A Comissão do “Juntos pela Europa” em Coimbra

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...