segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

1º Encontro da Corrente de Aliança


Decorreu na passada quinta feira, dia 12 de Janeiro de 2012, o primeiro encontro da Corrente de Aliança, que vai decorrer até 08 de Julho de 2012, no Centro Tabor.
O primeiro tema "A Aliança de Amor - uma oferta de Deus aos homens", foi (bem) preparado e apresentado pelo Padre Carlos Alberto, que nos falou do enquadramento da Aliança na História da Salvação.
"A palavra Aliança constitui a linha fundamental que atravessa toda a História da Salvação", foi a primeira ideia que o Padre Carlos Alberto nos transmitiu. 
"O Deus da Aliança é um Deus fiel que quer comprometer-Se radicalmente com os homens: para partilhar a Sua vida com eles através da união mais plena possível."


Em seguida, falou-nos da Aliança no Antigo Testamento, de Adão e Eva, Noé, Abraão a Moisés, explicou-nos que todos eles fizeram uma Aliança com Deus.
Do nº 9 do documento "Lumen Gentium", emanado do Concílio Vaticano II, apresentou-nos a seguinte passagem:
"Todas estas coisas aconteceram como preparação e figura da nova e perfeita Aliança que em Cristo havia de ser estabelecida e da revelação mais completa que seria transmitida pelo próprio Verbo de Deus feito carne."


Continuando a percorrer a linha que atravessa toda a história da Salvação, passou em seguida à Aliança no Novo Testamento.
"Estes dons da aliança são-nos oferecidos por Deus mediante a Eucaristia, instituída com esta finalidade na véspera da subida ao Calvário. A Eucaristia é o memorial permanente e a renovação eficaz do sacrifício que selou a Nova Aliança. Participando na Eucaristia, fazemos nossa a entrega filial e heróica de Cristo ao Pai no Espírito Santo." Esta síntese resuma de maneira simples, a importância da Aliança com Cristo, a Nova Aliança.

Finalmente explicou o porquê de uma Aliança de Amor com Maria.
E a resposta, pode ser resumida na seguinte frase:
"Maria é, sem dúvida, no plano de Deus o caminho mais rápido, mais eficaz e mais seguro para chegar a um conhecimento vital de Cristo, segundo palavras do Papa Pio X.
A Aliança de Amor com Maria possui uma extraordinária força transformadora."

Tua Aliança - nossa Missão!

Paulo Teixeira

(O próximo encontro terá lugar no dia 9 de Fevereiro de 2012)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...