quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Conversão do Apóstolo São Paulo


"Aguerrido perseguidor dos discípulos de Jesus, Paulo dirigia-se para Damasco, quando, inesperadamente, o Senhor Ressussitado lhe aparece e Se lhe revela. Vencido pela graça, entrega-se, incondicionalmente a Cristo, que o escolhe para Seu apóstolo e o encarrega de anunciar o Evangelho, em pé de igualdade com os Doze.
Este encontro marcou profundamente a vida, o pensamento e a acção deste Apóstolo. Paulo descobriu, nesse momento, o poder extraordinário da graça, poder capaz de transformar um perseguidor em Apóstolo. Descobriu, igualmente, que Jesus Ressuscitado Se identifica com os cristãos («Porque Me persegues?»).
Mas este acontecimento foi também de importância decisiva para o desenvolvimento da Igreja. O convertido de Damasco, na verdade, será o Apóstolo que mais virá a contribuir para a expansão missionária da Igreja entre os povos pagãos."
 
Dada a  importância que o nosso Pai e Fundador, atribuiu a São Paulo, pois acreditava na actualidade da mensagem paulina, inspirando-se mesmo no anúncio do Apóstolo das Nações, para elaborar os temas fundamentais da sua espiritualidade, transcrevemos um pequeno texto do livro "Na escola do Apóstolo Paulo", da autoria do Dr. Peter Wolf e que contém textos escolhidos do Padre José Kentenich.
 
"Referindo-se ao incontrolável impulso dos jovens à liberdade, desafiado pela situação, o texto diz: "Precisamos aprender a nos auto-educarmos. Precisamos aprender a nos educarmos a nós próprios; a nós, com todas as nossas capacidades.
 
Precisamos ser caracteres livres. Deus não quer escravos de galera, quer remadores livres.
 
Seguindo esta linha, compreende-se que Schoenstatt se faça porta voz de uma autoridade, portanto, que não usa o poder para vergar os seus seguidores, mas para os conduzir rapidamente à verdadeira liberdade. Schoenstatt tem a feliz tarefa de mover livremente, a livre vontade humana e de acompanhá-la ao cume da montanha, segundo a prática do próprio Deus."
 
Fami e Paulo
 
Nota: A introdução foi retirada do site do Secretariado Nacional da Liturgia.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...