sábado, 19 de fevereiro de 2011

Reflexão 2014

A Irmã Elisa enviou-nos este trabalho intitulado "Reflexão 2014", feito com o Ramo das Mães de Lisboa, que temos muito gosto em publicar.

COR UNUM IN PATRE!
Tua Aliança - Nossa Missão!

"Com alegria e gratidão iniciamos um novo ano no qual queremos forjar cada vez mais e melhor a cultura da Aliança de Amor, pois esta é uma forma concreta de dar a conhecer Schoenstatt. Neste sentido acolhemos o testemunho do P. José Melo.
"Quando eu estava no seminário o “mundo de Schoenstatt” era um dos nossos objectos de estudo. Estando no Chile era muito forte tudo o que estava relacionado com o 31 de Maio. Sabemos como o Pai e Fundador nos deixou uma herança muito rica e ao mesmo tempo complexa e complicada. Nesse contexto eu e os meus colegas tínhamos um desejo de poder explicar o mais simples possível o que é Schoenstatt.
Soubemos então de uma história do P. Kentenich que dizia que deveríamos ser capazes de escrever o que é Schoenstatt numa unha … ou na ponta do dedo. O que é que vocês escreveriam? Ele dizia «Aliança de Amor»

 Há uns anos na diocese de Aveiro, perguntando qual é a nossa marca, alguém desenhou uma impressão digital com o rosto de Maria, a nossa marca.

Todos conhecemos a famosa pintura de Miguel Ângelo na capela Sistina, e o pormenor do dedo de Deus que toca o dedo de Adão. Também no dedo de Deus está escrito Aliança de Amor porque a criação e a história da salvação é história da Aliança.
Esse poder criador de Deus foi colocado nas nossas mãos frágeis de instrumentos que se decidiram a ser aliados de Cristo. Com a marca da Aliança de Amor, nós somos as mãos de Maria para a sua missão: continuar a história de Aliança, construindo uma cultura de aliança. A Aliança de Amor transforma e nos transforma."

Uma das formas de aprofundar o sentido e a importância da Aliança de Amor é pela conquista do Santuário-lar. Esta foi a grande descoberta de um grupo de mães da Liga em Lisboa.
Pedi a uma delas para descrever como foi o dia da instituição do Santuário-lar do grupo, a fim de que a alegria delas seja partilhada com todos.
"Desde o dia 11 de Dezembro, Portugal ficou mais rico, mais abençoado pois foram instituídos quatro novos Santuários-lar.
Depois de um ano de preparação com a Irmã Elisa, pedimos que a Mãe de Deus permanecesse nos nossos Santuários-lar.
Foi com grande emoção e algum receio, pois sabíamos que se tratava de um acontecimento de imensa importância.
Começámos com a santa missa às 15h no Santuário. Depois o Padre José Melo, a Irmã Elisa e as mães do grupo "Online com Maria", fomos visitando, em género de peregrinação, e na presença das respectivas famílias, cada uma das nossas casas para a Instituição e Bênção dos Santuários-lar. Cada uma pediu diferentes graças.
Em cada casa vivemos momentos muito intensos. Prometemos rezar e entregar Capital de Graças, para que assim a Mãe e Rainha realize as suas promessas e permaneça aqui.
Trazei-me Capital de Graças, então estabelecer-me-ei de bom grado entre vós e distribuirei, graças em abundância.
Esperamos receber as graças do Acolhimento, da Transformação e da Fecundidade Apostólica.
Com a Graça do Acolhimento: "tê-La em nossa casa" como Aquela que nos acolhe, podemos descansar Nela, ter uma intimidade mais profunda com Maria, como mãe, esposa e profissional. È bom ter um lugar onde chegar e que está marcado por Maria. Desejamos que para a nossa família e para cada uma de nós seja espaço de acolhimento.
Com a Graça da Transformação, o Santuário-lar é lugar que serena, que acolhe, portanto transforma, o nosso coração está lá seguro.
Vamos assim ser melhores educadoras, relacionarmo-nos melhor, pois a Mãe educa.
Com a Graça da Fecundidade Apostólica (Graça do Envio), aprendemos que além de gerar vida biológica, há muita vida para gerar, vida religiosa nos meus, gerar alegria, comunhão, segurança. Maria vai-nos dar essa fecundidade, nós colocamos o nosso capital de graças e Ela faz crescer, brotar. Pedimos-Lhe plenitude.

Que nunca falhe a "rede" agora sim, estamos "online" com Maria.
O Santuário-lar passa a ser o lugar em que diariamente renovamos a nossa Aliança de Amor. Assim podemos dizer com toda convicção: tua Aliança, nossa missão!"
Paula Ferlov Ribeiro

(Continua)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...