domingo, 6 de fevereiro de 2011

Encerramento da Semana do Consagrado 2011


"Vós sois o sal da terra...
Vós sois a luz do mundo..."

Terminou hoje, dia 06 de Fevereiro, a Semana do Consagrado 2011. Queremos prestar uma pequena e singela homenagem a todos aqueles que dedicam a sua vida às causas do Senhor e a ajudar tantas pessoas que os procuram em busca, quanto mais não seja, de uma palavra amiga e que por vezes devolva a esperança a quem já a perdeu.
Sendo o nosso Bispo de Aveiro o Presidente da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios, deixamos algumas partes da mensagem que ele dirigiu a todos, por ocasião desta Semana do Consagrado.

"É um tempo de bênção em que a gratidão expressa a todos os consagrados nos abre o coração para acolhermos o dom de Deus concedido à Igreja e ao mundo em todos quantos se decidem a seguir Cristo na radicalidade da vida consagrada.

Para a vida consagrada, a Missão faz parte da sua identidade em todos os seus carismas, com tons e cores diferentes, mas unindo e recebendo de Cristo a beleza que espelha, a luz que reflecte, a palavra que anuncia, a esperança que semeia e o amor que reparte. Precisamos de aprender com os vitrais a reflectir a luz com mais cor e maior encanto para criar no mundo um ambiente onde as pessoas possam encontrar a beleza de Deus e sintam a alegria de viver.

A nova evangelização implica necessariamente que os mais jovens possam ver espelhada na alegria da vida e no dinamismo da missão dos consagrados o fascínio de seguir Cristo.

Confiemos a Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, todos os consagrados e peçamos-Lhe que os acompanhe, na alegria e na fidelidade, com o mesmo desvelo da Mãe que, no Templo de Jerusalém, consagrou o seu Filho a Deus."


Terminamos com um pequeno trecho de um texto intitulado "Provocações da Verbum Domini à vida consagrada", da autoria do Padre Ricardo Freire e que foi publicado, também nesta Semana do Consagrado.

"De todos esses âmbitos, destacamos, aqui, o compromisso social decorrente da Palavra de Deus. Antes de mais, a Palavra de Deus contém já em si a denúncia dos males que afligem a sociedade; por isso mesmo, ela deve impelir o homem a viver animado pela rectidão e pela justiça (cf. VD 100). Trata-se de novo de um campo em que muitos consagrados trabalham e tratam, assim, de actualizar a vida e obra do Senhor, que “tendo visto uma grande multidão, teve compaixão dela, porque eram como ovelhas sem pastor” (Mc 6,34). Ora, a compaixão de Jesus manifesta-se, antes de mais, pelo ensino e somente depois pela partilha do pão para matar a fome. Deve isto fazer-nos pensar na eficácia da missão: ela não depende de nós, mas da própria Palavra que é “viva e eficaz” (Hb 4,12). Nós somos “colaboradores de Deus” (1Cor 3,9; 2Cor 6,1) como o era S. Paulo que, mais uma vez, fica como nosso modelo de apóstolo."

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...