segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Para conhecermos melhor o Padre Angel Strada


No próximo mês de Maio (mais precisamente nos dias 26, 27, 28 e 29), vamos ter em Portugal o Padre Angel Strada, postulador da causa de beatificação do Padre José Kentenich.
Nestes dias, irá proferir conferências, nos seguintes locais:
Dia 26, em Lisboa. Dia 27, Gafanha da Nazaré (Aveiro). Dia 28, Gafanha da Nazaré (Aveiro) e Azurém (Guimarães). No dia 29, em Canidelo (Gaia).
Importa por isso, conhecermos um pouco do Padre Strada.
Tão amplo e múltiplo quanto o horizonte, é o círculo de actuação do Padre Strada.
Natural de Córdoba (Argentina), conta actualmente 71 anos de idade. Nasceu no seio de uma grande família e teve uma infância feliz.
O seu primeiro contacto com Schoenstatt, teve lugar através de um nicho da MTA que foi colocado em Villa Warcalde, uma localidade situada a 20 kms da sua terra natal, a importante cidade de Córdoba.
Conseguiu concretizar um sonho importante da sua vida, a fundação e difusão do Movimento de Schoenstatt em terras argentinas. Com efeito, actualmente o Movimento encontra-se presente praticamente em todas as dioceses deste país.
Inicialmente ligado ao curso de Direito e à advocacia, com o intuito de poder fazer algo pelo seu país, que naquela época atravessava um período politicamente muito complicado, viria a enveredar pelo sacerdócio, por influência de três “Hernanes” (Hernán Alessandri, Hernán Montesinos e Hernán Krause), que visitaram Córdoba. Estes três jovens chilenos, irradiavam um tal amor pela Mãe, mostravam uma tão grande vontade de “inundar o Mundo com Schoenstatt”, que despertou em Angel e noutros jovens uma ideia: consagrarem-se por inteiro a esta Obra.

“Iniciámos os nossos estudos no Brasil, praticamente ao mesmo tempo que o Pai e Fundador regressava a Roma, vindo do exílio em Milwaukee. O seu desejo, foi que estudássemos todos juntos da Alemanha e que formássemos uma comunidade.
Aceitámos e formulámos o nosso lema de Curso: Que alegria quando me disseram … vamos para a casa do Pai.”
Assim se iniciava a caminhada do Padre Strada, no caminho que havia de conduzi-lo até chegar a postulador da causa de beatificação do Padre Kentenich.
O grupo chegou à Alemanha no dia 29 de Março de 1966, com muitos nervos e muito frio. Foram desde logo avisados que nessa mesma noite, iam ter um encontro com o Padre Kentenich.

Relata o Padre Strada:
“Ao vê-lo, tive duas impressões básicas: a primeira que não era muito alto (1,68 metros) e que falava com um tom de voz raro (o seu alemão tinha a pronúncia da Renania). A segunda impressão foi que transmitia a imagem de um Patriarca como Abraão ou Moisés. Uma personalidade firme, vigorosa mas muito próxima do tempo, muito actual”.

Recorda ainda a primeira mensagem que o Padre Kentenich lhes transmitiu: 
“Cada um de vós, deve conservar a sua identidade e respeitar a do outro. Nem os sul-americanos devem germanizar-se, nem o contrário.”
Aqui, observou o Padre Strada uma das características do Padre Kentenich – o respeito pela originalidade de cada pessoa.

(Continua)
Fontes: site schoenstatt.de e Boletin de Schoenstatt de Tucumán (Argentina).

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...