terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Escola de Música do Centro Tabor


Método ORFF
É o método usado na Escola de Música do Centro Tabor.

Mais do que um método de ensinamento da Música, Karl Orff criou um sistema muito amplo na educação musical, tratando de dar ideias ao educador através de propostas pedagógicas, que estimulam a natural evolução musical das crianças.
As palavras: música e movimento, são aplicadas nas aulas de uma forma concreta, real e consciente (material - muitos jogos didácticos e pedagógicos).
O contacto com a música nos seus mais variados elementos: ritmo, melodia, harmonia, timbre, dando-se grande importância à improvisação (criação de música), para isso, são usados os instrumentos de percussão (com sons indefinidos - triângulo, pandeiretas etc...) e os instrumentos de lâminas: (sons definidos, como: xilofones , jogos de sinos .... ) Todos estes tem uma especial importância na aprendizagem musical da criança.


O Método Orff, criado por Karl Orff ( 1895 - 1985 ), Músico e Pedagogo de nacionalidade Alemã.
Ele considerava que o início da educação musical está no ritmo, que ocorre de forma natural na linguagem, os movimentos e percussões que então sugere.
O Método propõe a ramificação das palavras, sensibilizando assim os elementos mais simples do ritmo: pulsação, acentuação, jogos de figuras - figuras que as crianças conhecem - ; reconhecer os ritmos das palavras simples.
O ponto de partida, são as canções e rimas infantis. A improvisação começa com canções. Este é o fundamento principal da primeira ETAPA que se completa pela espontaneidade e expressão musical própria da criança.


 CARACTERÍSTICAS DO MÉTODO ORFF
Com o método Orff, pretende -se ensinar os elementos musicais, no seu estado mais primitivo. Isto quer dizer, que os instrumentos utilizados neste método não requerem uma técnica especial, como por exemplo o Piano ou o Violino. Assim, falamos com os pés, com as mãos, usamos instrumentos básicos como o Tambor, o Triângulo e outros ...
1- Este método está relacionado com a linguagem, assim que os ritmos muitas vezes se trabalham com palavras. E daí se deduz também, que as palavras se podem trabalhar com rimas. Isto ajuda a criança na fala e mais tarde na escrita.
2- Trabalha -se também com canções populares, onde as crianças utilizam vários instrumentos.

Um aspecto muito especial no método Orff, é o movimento. Mas trata -se de um movimento corporal básico, não de ballet. Estamos a falar de caminhar, saltar, correr, ao ritmo da música.

Esta é a primeira parte do trabalho, sobre o Método de ensino que uso na Escola de Música.

Esta parte é mais teórica para dar resposta a tantas perguntas que me são dirigidas, o facto de eu trabalhar com crianças tão pequeninas - e como é possível ensinar-lhes música.
 
Irmã Lúcia

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...