sábado, 18 de dezembro de 2010

Testemunho do Padre Vítor Espadilha, sobre a vivência de Schoenstatt nas suas paróquias


Pedimos ao Padre Vítor Espadilha, que nos escrevesse sobre um acontecimento que teve lugar nas suas paróquias (Moita e Vila Nova de Monsarros) na semana em que celebrámos o aniversário da morte do nosso Pai e Fundador.
A sua resposta foi a seguinte:

"O que se passou, foi na festa de São Martinho, do lugar de Monsarros, Vila Nova de Monsarros. Não se tratou só de um evento, mas corresponde a uma atitude singular e talvez das poucas na Diocese, para não dizer, única:
O lugar, através de 4 mulheres (hoje missionárias MTA), assumiu o Santuário em suas vidas. Daí que todo o lugar seja simplesmente Schoenstatt, contagiando as paróquias vizinhas. A MTA está em todas as casas e capelas … o dia 18 é solenemente celebrado, o pote do capital de graças, está neste momento em 16 capelas… a Mãe Peregrina não só visita as casas, mas as missionárias prestam serviço de atendimento aos pobres, aos doentes, tentam encaminhar os não praticantes, que são muitos, e desvios da fé que também os há … Monsarros, tem um nível alto de jovens rapazes. A Mila, missionária, de profissão cabeleireira, pessoa de cultura e alta sensibilidade, apaixonou-se pelo Padre Kentenich e pela Irmã Emilie. O “telefone” dos dois, está na capela e é distribuído em procissões de velas e outras iniciativas, como mensagem do Céu. Na festa, a capela tinha arranjos em forma de globo para celebrar, nessa semana, o aniversário do Padre Kentenich e o dia da Irmã Emilie, os dois na mesma semana.
A cada doente, dá-se na procissão (que pára para o efeito), a bênção com a estola de São Martinho e a missionária dá uma rosa a cada doente e velhinho, com uma mensagem do Padre Kentenich ou da Irmã Emilie.
Na visita da Auxiliar, não se via o céu na rua, pois tudo estava enfeitado e tudo era Schoenstatt, até no vestir das pessoas. O quadro grande do altar do Santuário, é colocado cada dia 18, sobre o altar da capela, para que pensem que ali é o Santuário da Gafanha, e neste nunca falta uma pessoa do lugar, nas celebrações do dia 18, enquanto o lugar reza em união. Agora, prepara-se o nicho MTA que terá a forma do Santuário, mesmo na entrada do lugar.

Aqui é Schoenstatt, é a divisa de muitos, sempre vinculados ao Santuário e às Irmãs de Maria; os Santuários lares vão surgindo e muitos já foram, com suas famílias, desde o Luxemburgo até ao Santuário original.
No dia 18 de Novembro, nasceu de uma delas, no Luxemburgo, o quarto bebé MTA, pois as mães não podiam engravidar e se elevaram preces, ora no original, ora na Gafanha e os bebés já aí estão. Lindos e da Mãe… Tanto se poderia dizer…

Por isso, mais do que se assinalar factos, Monsarros e as duas paróquias de Moita e Vila Nova, são terras que entranharam a missão de Schoenstatt e superam todas as expectativas do Pároco, que se surpreende a cada passo, com as originalidades e amor à MTA, ao Santuário e ao Pai e Fundador…
Também na residência da Paróquia, onde vivo, temos o altar do Santuário que veneram e adoram Jesus com amor.

Aqui é Schoenstatt… Unidos na MTA."

Padre Vítor Espadilha

Padre Vítor, obrigado por este bonito testemunho.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...