terça-feira, 14 de setembro de 2010

Rezar com os outros e pelos outros


No passado domingo tivemos mais uma peregrinação dos missionários e famílias que recebem a Imagem da Mãe Peregrina em suas casas. Pelo menos uma vez por ano vêm ao Santuário, à fonte de graças, para renovarem a consagração de missionário e receberem um impulso da espiritualidade de Schoenstatt. São peregrinos de várias paróquias. Do norte vieram de Felgueiras e de Cesar, no Porto. Traziam a alegria do reencontro ou a expectativa de um primeiro encontro. Despediram-se com um "Até ao ano, se Deus quiser!"
Da parte da manhã foram acolhidos pela Pastoral do Santuário na saudação à Mãe do Céu. O impulso do dia conduziu para a santidade do dia a dia. Depois do alimento espiritual, chegou o momento sempre tão desejado de comer o "merendeiro" tão cuidadosamente preparado.


Da parte da tarde tivemos dois momentos diferentes, um de reflexão e outro de oração. No momento de reflexão no Santuário, podemos descobrir o significado de tantos símbolos que lá se encontram e que muitas vezes nem demos pela sua presença ou, simplesmente, ainda não nos perguntamos o porquê de lá estarem.

O outro momento foi de oração uns com os outros e uns pelos outros. A oração é partilha com Deus, com o outro. Quisemos assim rezar um terço diferente. Cada um recebeu uma vela e, na sua vez, entregou-a à Mãe do Céu com um pedido ou agradecimento, que foi partilhado em voz alta ou simplesmente no segredo do coração. Por cada intenção, rezamos uma Avé Maria: saber e sentir que não estamos sozinhos na alegria e na dor; saber que outros rezam comigo e por mim.
Terminamos com a Santa Missa e a bênção do Santíssimo Sacramento junto ao Santuário.
Para o próximo ano a Campanha da Mãe Peregrina organiza as peregrinações em Junho e Julho.
MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...