terça-feira, 28 de setembro de 2010

Encontro dos Amigos do Padre Kentenich e da Irmã Emilie Engel


No passado dia 18 de Setembro de 2010, os Secretariados do Padre Kentenich e da Irmã Emilie Engel, organizaram no Centro Tabor, na Gafanha da Nazaré, um encontro para amigos destas duas personalidades tão importantes no Movimento Apostólico de Schoenstatt.
Estiveram presentes, cerca de 120 pessoas vindas das Dioceses de: Aveiro, Guarda, Lisboa e Porto.
A Jornada iniciou-se pelas 09 h 30 m da manhã, com o acolhimento, em que cantámos vários cânticos para afinar as gargantas e criar um bom ambiente.

“Nada sem Ti e sem nós, fala Maria e ouviremos Tua voz.”
O refrão deste cântico, traduz na perfeição o objectivo fundamental deste encontro:
Escutarmos o que Maria tinha para nos dizer, principalmente sobre o andamento dos processos de canonização do Padre Kentenich e da Irmã Emilie e interiorizarmos que temos que ser seus instrumentos, para alcançarmos estes grandes objectivos. Como disse o Papa João Paulo II acerca do Padre Kentenich: “Canonizai-o vós mesmos!”
A anteceder a excelente palestra que o Padre Carlos Alberto nos apresentou sobre o Padre Kentenich, que intitulou “Em Aliança com o Padre Kentenich, a caminho da sua canonização”, foi lida uma mensagem enviada pelo Papa Bento XVI, que respondeu a uma missiva enviada pela Irmã Elisa e deu-nos a sua bênção para que esta jornada fosse muito produtiva.


Sobre a palestra do Padre Carlos Alberto, posso dizer que assentou em três aspectos da vida do Padre Kentenich: Paternidade, Filialidade e Fraternidade.
Foi referido que é importante sabermos as datas marcantes da vida do nosso Pai e Fundador, mas fundamental mesmo, é entendermos o seu pensamento, “temos que nos meter no seu pensamento”, referiu o Padre Carlos Alberto, pois só assim podemos transmitir ao mundo o carisma e a mensagem que o Padre Kentenich nos legou.
Em seguida, a Irmã Elisa deu-nos uma verdadeira “aula prática” sobre a maneira como decorre um processo de canonização e deu-nos a boa notícia: em Julho deste ano, o processo do padre Kentenich chegou ao final primeira etapa, estando assim pronto para ser enviado para Roma.


Falou-nos também sobre as maneiras como podemos ajudar neste processo: rezando a oração da novena, distribuindo pagelas e boletins, lendo e oferecendo literatura sobre o Pai e Fundador e organizando encontros em que se fale sobre ele.
Divulgar, implica conhecer e a nossa gratidão deve manifestar-se através da acção” foi uma frase importante que a Irmã Elisa nos deixou.
Importante também, é comunicar ao Secretariado, graças alcançadas por intermédio do Padre Kentenich, devendo no entanto estas, comunicações referirem sempre a data, o local e a assinatura (que pode ser legível ou não) e claro, a graça alcançada.
A finalizar a parte da manhã, tivemos a apresentação de dois testemunhos. Um de Teresa Paccetti que nos falou da sua inolvidável experiência quando foi a Schoenstatt em 1967 e conseguiu estar pessoalmente com o Pai e Fundador. Deste encontro mostrou algumas fotografias que testemunham esse encontro e que encheram de alegria e emoção todos os presentes.


No outro testemunho, eu próprio destaquei algumas das qualidades que mais admiro no Padre Kentenich, nomeadamente a sua coragem, a sua força para ultrapassar as diversidades e acima de tudo o seu amor à Igreja.


Antes de irmos almoçar, fomos presenteados com algumas “prendas” do Pai e Fundador, das quais destaco uma relíquia.
Passámos ainda pelo Santuário, onde apanhámos um papel que continha metade de um pensamento da Irmã Emilie ou do Padre Kentenich. Depois do almoço, passámos pela sala do Pai e Fundador, onde tínhamos que recolher a outra metade do cartão que completava o pensamento e pudemos ir à caixa dos rebuçados que pertenceu ao Pai, apanhar alguns, como se fosse ele mesmo que os estava a dar.



A parte da tarde foi dedicada à Irmã Emilie e tivemos assim a oportunidade de ver um excelente filme sobre a sua vida e sobre a forma como mesmo na doença, conseguiu manter e mesmo aumentar a sua fé e a sua entrega a Deus.
Grande lição de vida para todos nós, que por vezes nos queixamos por tudo e por nada.
A Irmã Elisa falou-nos também sobre o estado em que se encontra o processo de canonização da Irmã Emilie e informou-nos que está já em Roma, mais precisamente na etapa do estudo de suas virtudes e fama de santidade.
Escutámos ainda, alguns testemunhos de pessoas que alcançaram graças, por intermédio da Irmã Emilie e que tiveram a coragem de os divulgar.
Em seguida, houve um momento de oração no Santuário, ao qual se seguiu a Santa Missa, encerrando assim em beleza esta jornada.
Foi um dia de vivências magníficas que deixou em todos, o desejo de que o próximo encontro chegue depressa.

Na pessoa da Irmã Elisa, quero agradecer a todos quantos nos proporcionaram a oportunidade, de passarmos este dia tão marcante.

Eu sei que Tu és meu bom Pai
E em Teus braços me aconchegas.
Sem perguntar por onde vais,
Quero seguir-Te sem receio.”

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...