segunda-feira, 20 de setembro de 2010

20 de Setembro de 1968 - Dia em que o corpo do Padre Kentenich foi sepultado

Imagem do Padre Kentenich durante o velório

Após a morte do Padre Kentenich ocorrida em 15 de Setembro de 1968, o seu corpo este durante 5 dias a ser velado, na Igreja da Adoração, em cuja sacristia ocorreu a morte, até ao dia 20 de Setembro, em que o seu corpo foi sepultado.
Vejamos a descrição que feita numa revista denominada Kairos, que publicou um número especial, nesse ano de 1968.

"O Pai descansava, com as mãos perfiladas, cruzadas sobre a parte baixa do peito e com um rosário entrelaçado entre elas. Estava revestido com os paramentos da Missa, de cor branco marfim, com um adorno muito sóbrio em fio de ouro. Seu rosto, sereno e profundo. Com sua fronte livre, penteado como sempre, os olhos cerrados com se estivesse num encontro profundo com alguém, mas sem estarem apertados ou contraídos. Em paz. Não expressa surpresa ou dor, não está desfigurado, reflecte apenas firmeza e tranquilidade. A cabeça descansa sobre uma almofada branca. Das mãos para baixo não se pode observar seu corpo, pois está coberto por um pano branco e sobre ele continuamente estão mudando flores, pequenas coroas, ramos que ficam aí por umas horas e logo são substituídos por outros."

O funeral.
A partir das 03 h 30 m do dia 20/09/2010, dia do funeral, foram abertas as portas da Igreja da Adoração a todo o público. Às 04 horas da manhã a igreja já estava completamente cheia. Lentamente o povo ia passando junto à urna do Pai e Fundador. Pouco tempo podiam estar junto dele, pois as pessoas eram muitas.  Era a última oportunidade em que podiam ver a face do Padre Kentenich.
Pelas 06 horas da manhã, a igreja foi desocupada, pois seria fechada a urna. Quando foi anunciado que todos deviam sair, uma onda de comoção percorreu toda a igreja, juntando todas as pessoas em volta da urna. Foi rezado o "Angelus" e cantado "Trindade...". Ninguém queria sair. Um sacerdote, pediu novamente através do auto falante que saíssem e então o povo começou a sair rezando o terço e meditando os mistérios gloriosos.
O corpo do Padre Kentenich, foi levado ao Santuário Original. Foi transportado num carro fúnebre, acompanhado pelas Direcções da Obra de Schoenstatt e dos Institutos.
Em marcha lenta o carro dirigiu-se para a Casa de Formação, onde o Pai vivera tanto tempo, passando em frente ao Noviciado das Irmãs de Maria e da Casa Mãe das mesmas Irmãs. Antes de chegar ao Santuário Original, o corpo de Padre Kentenich, passou ainda pelo Santuário de Berg Schoenstatt, onde ele rezara a maior parte das Missas desde que regressara do exílio.
Cerca das 09 horas da manhã o cortejo fúnebre chegou então ao Santuário Original, que estava sobriamente decorado com crisântemos amarelos. Depois das orações, cânticos e da leitura de alguns trechos da segunda acta de fundação e da primeira carta de Natal escrita pelo Pai depois de regressar do exílio, o corpo saiu do Santuário e iniciou o regresso à Igreja da Adoração.
Este trajecto que normalmente se consegue fazer em 20 minutos, demorou neste dia uma hora e meia, tal a quantidade de pessoas que assistiam. Cálculos efectuados apontam para a presença de 10.000 pessoas.
Já na Igreja da Adoração foi rezada a santa Missa, com a presença de quatro Bispos e do Núncio Apostólico na Alemanha, D.C. Bafile.
Por volta das 13 horas o corpo do Padre Kentenich foi então sepultado na própria Igreja da Adoração.

Chegou assim ao fim a vida terrena do Padre José Kentenich, mas a sua Obra continuou, contando agora com a sua preciosa intercessão no Céu, junto a Maria que ele tanto amou em vida.

"Carregue a sua cruz com coragem, humildade e valentia. Assim ajudará a salvar o mundo."
Padre Kentenich

Obrigado, Pai porque carregaste em vida uma pesada cruz e ajudas assim a salvar muitas almas no mundo.

Fami e Paulo

Fonte: Para a elaboração deste texto, foi utilizado como suporte o livro "Movimento Apostólico de Schoenstatt - Introdução Histórica - Segundo Volume" da autoria de Padre Victor Trevisan



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...