sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ordenação Diaconal de quatro seminaristas nigerianos em Schoenstatt – “Quero ser instrumento na Casa de Deus”

Ser sacerdote a exemplo do Pe. Kentenich

A pedido da comunidade dos Padres de Schoenstatt, o Bispo Auxiliar de Trier, D. Jörg-Michael Peters presidiu, no passado domingo, a ordenação diaconal de quatro seminaristas da Nigéria: Paschal Ndubeuze Agor, José Chikwe Anyanu, Stanley Chibuike Ekwugha e Nicodemos Chigozie Okenawa. Juntamente com vinte presbíteros e seminaristas da Índia, de Burundi, da Nigéria e do Congo, estes quatro diáconos nigerianos permanecerão em Schoenstatt por um período de três meses para uma intensiva formação espiritual que irá dotá-los para o seu ministério presbiteral a serviço da Igreja local de seus respectivos países e no Movimento Apostólico de Schoenstatt. Na Nigéria encontram-se atualmente 30 candidatos na formação para o presbiterado; e, actualmente, o Instituto dos Padres de Schoenstatt conta com 300 sacerdotes, mais de 200 noviços e seminaristas a caminho da ordenação presbiteral, espalhados pelo mundo inteiro. Só na Índia, encontram-se actualmente 70 jovens no noviciado. Noviços da Alemanha, da Suíça e da Polónia que actualmente fazem seu noviciado em Schoenstatt, seminaristas e Padres de Schoenstatt provenientes de vários países ocuparam os primeiros bancos da Igreja dos Peregrinos - imagens que fazem recordar as grandes festividades e jornadas do Ano Sacerdotal, assim como o jubileu da ordenação presbiteral do Pe. Kentenich, que ocorreram este ano tanto em Schoenstatt quanto em tantos outros lugares, e que ainda ocorrem, como sucedeu nesta semana, em Buenos Aires, Argentina.

Os portugueses P. Francisco Sobral e P. Tiago (na foto) estiveram presentes

Maria Santíssima é a medida para a nossa conduta

Do encontro com os quatro seminaristas dias antes, em Trier, D. Jörg-Michael Peters citou alguns testemunhos que o haviam profundamente tocado:
"Quero ser instrumento na Casa de Deus - servo ao serviço de Deus na pessoa de todos nós e aberto à sua vontade, assim quanto às exigências de nosso tempo."
Ou como outro disse: "Quero ver, em atitude mariana, o ministério a mim transmitido, e nela, Portadora do Verbo feito carne, ver o modelo da medida para a minha conduta, e, assim, ser um servo de Deus e da humanidade".
Ou então: "Quero esforçar-me pela santidade tendo como modelo o próprio Cristo em minha vida e, a partir desta atitude, celebrar os santos sacramentos, com os fiéis."


Foram dias de muita alegria e cor, os que anteciparam este momento. Em Schoenstatt estava a decorrer um Festival Africano durante o dia e parte da noite, com muita música, restaurante africano, vestuário e acessórios que se puderam adquirir.


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...