sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Tradições da Passagem do Ano



Fogo de artifício

Em primeiro lugar, votos de um feliz ano de 2010 (ano jubilar), cheio de saúde, paz, alegria e com muitas bênçãos da Mãe Três Vezes Admirável.

A passagem de ano, é o fim de um ciclo e marca o início de outro. É um momento sempre cheio de promessas.
Existem muitas tradições que perduram nas celebrações da passagem de ano dos portugueses, algumas comuns a todo o país, outras mais específicas de cada região.
Vamos falar de algumas dessas tradições.
Uma das tradições mais conhecidas, é a de comer 12 passas de uva enquanto soam as 12 badaladas, que assinalam a passagem do ano. Acredita-se que se pedirmos um desejo por cada passa que levamos à boca, esses desejos se realizam. Temos é que ser rápidos, pois isso só acontece, se cada passa acompanhar cada badalada. Acredita-se também que a ingestão das 12 passas, traz muita sorte para o novo ano.
Outra das tradições da passagem de ano, é a de receber o novo ano com barulho e fogo de artifício. Entre buzinadelas, apitos, gritos de alegria ou o bater em tampas de tachos e panelas, tudo serve para espantar os maus espíritos.
Convém também ter as casas limpas, como mais um sinal de mudança. Deve-se varrer a casa de trás para a frente, colocar o lixo para fora, bem como qualquer objecto que esteja partido, não esquecendo também de mudar as lâmpadas fundidas. Assim, tudo estará em perfeitas condições, para iniciar o novo ano.
Diz a tradição que não se deve comer carne de aves na última refeição do ano velho, para que a felicidade não voe para longe.
É importante também não discutir no primeiro dia do ano, pois caso isso aconteça, vai passar os 12 meses a discutir e a barafustar.
Usar uma peça de roupa nova no primeiro dia do novo ano, ajuda também a construir o espírito de renovação. Aqui, as cores da roupa têm também significados diversos:
Assim, se a intenção é ter sorte no amor, deve-se estrear uma peça vermelha. Se pretender melhorar a carreira profissional, a cor da peça deve ser castanha. Para resolver problemas financeiros, a peça nova de roupa deve ser de cor amarela e deve colocar também uma nota no sapato. Para atrair boa sorte em geral, a peça nova deve ser de cor azul.
Não esquecer também que não deve passar o ano, com os bolsos vazios, pois assim eles vão permanecer vazios o resto do ano.
Finalmente, se tiver intenções de subir na vida, suba com o pé direito, para um banco ou uma cadeira.
Este primeiro dia do ano é dedicado à confraternização. É chamado o Dia da Fraternidade Universal e Dia Mundial da Paz. É dia de pagar as dívidas e devolver tudo aquilo que se pediu emprestado ao longo do ano. Esse gesto reflecte a nossa necessidade de fazer um balanço de vida e começar o novo ano com as contas certas.
São estas algumas das tradições ou superstições do Ano Novo. Se dão resultado ou não, no fundo não interessa. O que todos pretendemos, é começar bem o ano, com muita alegria e rodeados da família e dos amigos. E na verdade, se quisermos realizar algumas destas tradições, podem não fazer bem, mas mal também não fazem de certeza.

Já agora não esqueça:

UM FELIZ ANO DE 2010 !!!

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...