sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Deus Presente - P. José Kentenich

"Aqueles que desenvolvem a sua vida imersos na actividade temporal não podem nem estão chamados a «fugir do mundo» para encontrar-se com Deus; devem antes achá-lo nos seus afazeres quotidianos, nas realidades contingentes, no seu compromisso laboral, na entrega ao próximo, nos altos e baixos de um mundo em mudança, instável e exigente, onde, rodeados por um ambiente marcadamente agnóstico, relativista e indiferente a Deus, estão chamados a dar a cara pela sua fé.

O recente documento de Aparecida, emitido pelo Conselho Episcopal Latino Americano, procura dar resposta a esta realidade: «A principal missão da Igreja, afirmam os bispos, é o Evangelho de maneira a garantir a relação entre fé e vida, tanto na pessoa individual como no contexto sócio-cultural em que as pessoas vivem, actuam e se relacionam entre si.» (Apr.345)

Neste cenário adquire toda a sua dimensão e importância a contribuição do P. Kentenich, fundador do Movimento de Schoenstatt, para a espiritualidade do cristão que vive no meio do mundo. Ele visualizou esta problemática desde o início da sua actividade pastoral. Por isso, acentuou, tanto na sua própria pessoa como nos seus ensinamentos, o cultivo da fé prática na Divina Providência, situando-a sob uma nova luz e tornando-a efectiva através de uma nova metodologia.

“Deus Presente” recolhe uma cuidadosa selecção de textos do P.Kentenich sobre esta importante temática, precedidos por introduções que esclarecem e contextualizam o seu conteúdo."

Este livro com 319 páginas foi lançado pela editora de livros de Schoenstatt, Edições Patris, e encontra-se disponível nos Santuários de Schoenstatt e em várias livrarias católicas.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...