terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Testemunho vocacional da Irmã Cecília



Irmã Maria Cecilia

No seguimento da Missa de Acção de Graças, do passado Domingo dia 24 de Janeiro de 2010, publicamos hoje o testemunho da Irmã Cecília, que vai passar a dirigir a Creche Jardim de Maria. Para ler e reflectir.

NA “MARCA” DE DEUS QUE NOS CONVIDA A SEGUI-LO, CONSTRUÍMOS A NOSSA HISTÓRIA!

"Ser missionária em África, foi um sonho alimentado desde criança. Este poderia ser influenciado pela atmosfera familiar impregnada de vivências de fé, mas também pelo contacto com uma religiosa, missionária em África, que periodicamente passava por casa dos meus pais. Ela escutava com muita atenção as minhas perguntas, próprias da curiosidade infantil, diante de alguém que se veste de forma diferente e respondia com muita paciência a todas elas.
Fui crescendo e comigo foi crescendo a vontade de tornar realidade o meu sonho que permaneceu durante muito tempo apenas meu, isto porque a primeira vez que tentei partilhá-lo num grupo de colegas não foi uma experiência muito feliz. “Tu queres ir para Freira?” - Perguntaram num tom de gozo.
Comecei a fazer pesquisas sobre comunidades de Irmãs, mas isto só complicava a minha escolha. Havia tantas! A inquietação aumentava de dia para dia. Uma noite sonhei com uma encruzilhada, no meio da qual estava Cristo, à volta havia muitos caminhos e Jesus dizia: “Todos vêm dar a Mim!” Acreditem que este sonho não veio facilitar nada.
Entretanto chegou um novo Padre à minha Paróquia. Este passou a dedicar muito tempo à pastoral juvenil. Além de Encontros de Formação, oração e actividades paroquiais, procurou pôr-nos em contacto com algumas Comunidades de Irmãs. Um dia disse-me: “no dia 8 de Dezembro vamos ter um dia diferente, vêm umas Irmãs de Aveiro passar connosco o fim-de-semana. Vê se trazes bastantes jovens (eu era responsável pelos adolescentes da Paróquia) e reza para que Deus escolha algum deles”.
Preparei este Encontro com muita oração, não só pelos outros mas também por mim.

Foi assim que conheci as Irmãs de Maria de Schoenstatt! O Encontro Vocacional foi muito positivo, não só pela dinâmica aplicada sobre os diversos tipos de vocação, mas especialmente (isto ficou gravado em mim) pela forma como dedicaram tempo à oração, antes de se dirigirem a nós. Este gesto foi tão simples, mas ao mesmo tempo tão importante para criar um clima de empatia e de confiança. Este foi mesmo um dia diferente porque a partir de então o meu sonho começou a tornar-se realidade.

As Irmãs convidaram-me para passar uns dias na Gafanha da Nazaré! Escolhi o dia da conversão de S. Paulo. Resolvi ficar ali os dias que ele ficou cego, isto porque já há muito tempo que a minha jaculatória preferida era: “Senhor, fazei que eu veja!” Depois desses três dias, voltei à casa paterna para tratar dos documentos e nem dois meses tinham passado, já atravessava o Oceano, rumo ao longínquo Brasil. Nesse tempo, parecia bem mais distante que hoje! Mas quando estamos convictos de que estamos no caminho certo, não há medo diante dos obstáculos, ainda que estes sejam do tamanho do imenso Oceano, porque maior que o Oceano é o amor que nos move.
Nesses dois anos e meio de formação, fui-me aprofundando no maravilhoso mundo de Schoenstatt! No caminho de santidade do nosso Fundador, Padre José Kentenich, como reflexo de Deus que é Pai providente, que nos conhece pelo nome, que nos dá uma missão bem pessoal e que espera de nós uma resposta filial. Ele não se preocupa apenas com a história do grande mundo mas também com o nosso pequeno mundo, a nossa pequena história!
Num país distante, numa cultura tão diferente como o próprio clima, encontrei o mesmo “LAR” o Santuário! Foi essa a sensação ao entrar ali: estou em casa, estou com a Mãe. Essa consciência de pertença a Maria foi crescendo com a minha caminhada, culminando com a Aliança de Amor com Ela. A partir daí, sei que como instrumento nas suas mãos, posso realizar a missão para a qual, desde toda a eternidade, Deus me predestinou.
Na confiança de que Aquele que conduziu a história destes 25 anos marcará os próximos 25 anos, com o nosso Pai e Fundador peço a intercessão da nossa Mãe:

Torna-nos semelhantes a ti e ensina-nos a caminhar na vida como Tu: forte e digna, simples e bondosa, irradiando amor, paz e alegria. Em nós percorre o nosso tempo, prepara-o para Cristo. JK"

Ir. M. Cecília

Obrigado pelo seu bonito testemunho. Que os próximos anos lhe permitam continuar a realizar a Missão, para a qual Deus a escolheu, sempre abrigada no amparo da Mãe e Raínha Três Vezes Admirável.

A Equipa de Divulgação do Jubileu 2010.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...