domingo, 8 de novembro de 2009

Ramos dos Sacerdotes de Schoenstatt




Estrutura do Movimento de Schoenstatt

Este trabalho visa apresentar as diferentes comunidades de sacerdotes schoenstatteanos, visto estarmos a viver o ano sacerdotal.
No entanto e antes disso, explicamos sucintamente a maneira de funcionamento dos quatros círculos, que formam a estrutura da Família de Schoenstatt.
O Movimento Apostólico de Schoenstatt ou Família de Schoenstatt tem como fundamento vital e impulso básico, comum a todos os seus membros, a Aliança de Amor com a Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável. Pretende-se assim seguir assim a Aliança de Amor original selada em 18 de Outubro de 1914, pelo Padre José Kentenich e um grupo de seminaristas do seminário palotino, onde o Pai Fundador exercia o cargo de director espiritual.
A finalidade de todos os elementos pertencentes à Família de Schoenstatt, é exercer um apostolado que visa formar o “homem novo na nova comunidade”, salvar e conservar viva e efectiva a “missão cristã do ocidente” e criar e desenvolver uma “confederação apostólica universal”. Logo, o objectivo primordial de todos os schoenstatteanos, é renovar o mundo nos aspectos religiosos e morais, a partir de Schoenstatt.
Para atingir estes objectivos, o Movimento concentra grande parte das suas forças na formação dum novo homem cristão, inserido numa nova comunidade, alicerçado numa forte componente de carácter apostólico.
Neste empenho formativo, a Família de Schoenstatt, cumpre quatro critérios que são fundamentais em toda a sua organização, vida e actuação. Estes, são usados e aplicados com vista a atingir o objectivo apostólico.
Esses critérios são:

O amor a Maria, a auto educação e aspiração à santidade, o empenho apostólico e a inserção numa comunidade.
O modo e o grau em que estes quatro critérios fundamentais são aplicados e realizados, determinam e estruturam as diversas formas de vida, de comunidade e de actuação apostólica da Família de Schoenstatt.
Assim, esta família é um organismo completo. Nela existem quatro círculos, que rodeiam o Santuário e aquilo que ele significa, ou seja, a Aliança de Amor com Maria.
No primeiro círculo temos os Institutos, no segundo as Uniões, no terceiro as Ligas e no quarto, o círculo exterior o Movimento Popular e de Peregrinos.
No primeiro círculo (o mais interior), temos os Institutos de Schoenstatt. São comunidades autónomas entre si, que como Institutos Seculares, se esforçam por encarnar e viver exemplarmente o ideal do novo homem e da nova comunidade de carácter apostólico universal.
Os membros destes Institutos, celebram um contrato em que se obrigam a aspirar ao mais alto grau de perfeição do seu estado de vida e profissão, seguindo os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência.
Os membros dos Institutos, vivem e actuam em comunidade ou sozinhos no mundo, conforme os estatutos da sua comunidade. Os membros dum Instituto, declaram no contrato que celebram, que o apostolado é a sua vocação e preocupação fundamental e que estão dispostos a exercê-lo constantemente.
(Continua)

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...