quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A Cruz da Unidade

A vinculação entre Cristo e Maria, 
em Schoenstatt, 
está expressa na Cruz da Unidade. 


Cruz da Unidade

Quando os estudantes pallottinos, da  primeira geração do Chile, estavam para ser ordenados sacerdotes, nasceu entre eles o desejo de presentear ao Santuário de Bellavista – lugar que viu nascer e alimentou sua vocação – um crucifixo que expressasse a imagem de Cristo sacerdote, tal como desejavam vivê-lo, a partir da Aliança de Amor com Maria e à luz da imagem original de Cristo que o Fundador lhes transmitia.
O pensamento central que quiseram expressar foi o Cristo dos vínculos. 

É o Cristo que, na força do Espírito Santo está profunda e intimamente vinculado como  Filho ao Pai.



É o Cristo que está profunda e intimamente vinculado a Maria, sua Mãe, constituída como colaboradora e companheira permanente em sua missão redentora entre os homens. 

É o Cristo da Unidade, que une o céu e a terra.

E o Cristo Bom Pastor que, reflectindo o amor do Pai, une os Homens a Deus e os Homens entre si, fazendo-os filhos de um mesmo Pai.

Na parte de trás dessa cruz gravaram as frases latinas que expressam os ideais e realidade: 

 “Unum in saguine Tua res agitur Clarifica te"

Unum in saguine  (Unidos no Sangue de Cristo) + Tua res agitur (Trata-se de tua obra redentora) + Clarifica te (Glorifica-te em nossa pequenez e fraqueza)”.

A frase latina “Unum in sanguine” era o ideal da geração sacerdotal, que expressa a solidariedade de destinos que os unia com Cristo e Maria, com o Fundador e entre eles.

Devido às dificuldades internas da Família de Schoenstatt, pois o Fundador foi afastado pelo exílio, a cruz tornou-se providencialmente actual, já que os futuros sacerdotes experimentam que a plena unidade entre eles seria alcançada somente numa adesão crente à pessoa do Pai Fundador. Sendo-lhe fiéis, eram também fiéis à fundação que, por meio dele, Deus havia realizado. A Família alcançou a graça da unidade com ele, como Pai e Fundador, perscrutando os planos de Deus e não orientando-se por simpatias ou por critérios puramente humanos.

Fonte: http://www.filhasindivisas.com/quemsomos_srasch_paralelo.htm

1 comentário:

Anónimo disse...

faço parte de um carisma de unidade e estamos rezando para saber o q deus realmente quer de nos, a cruz da unidade nos fala mto, depois dos esclarecimentos postados nesse site, so veio confirmar mta coisa do q ja pensava.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...