segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O Sacramento da Confirmação na Juventude Feminina de Schoenstatt



 Deixa o Espírito Santo actuar em ti...



Como já aqui dissemos, no passado Sábado os jovens da nossa paróquia receberam o Sacramento da Confirmação.
De entre eles estavam também jovens da Juventude Feminina.
Vamos ver o que a Sofia Arvins tem para nos dizer...


1. Como é que vês o Sacramento do Crisma na tua vida?
Pessoalmente, o Sacramento do Crisma é a confirmação de que "Sim, Acredito em Deus", de que me disponho a seguir uma vida de Fé.
Para o Crisma, escolhi um dom do Espiríto Santo em especial, e tenciono viver tendo-o presente, trabalhando-o no dia-a-dia.
Penso que o Crisma pode também funcionar como o ponto de partida para uma vida cristã mais activa e para a construção do Homem Novo, tendo presente os dons do Espiríto Santo.

2. Muitas vezes o Sacramento que agora recebes é considerado pelos jovens como "o fim da catequese". A maioria deles recebe este Sacramento e afasta-se, por completo, da vida da Igreja. Na tua opinião, porque é que isto se verifica e como é que se poderia mudar esta mentalidade?
Penso que quem acredita em Deus, quem tem fé, quem O segue, sente no Crisma a possibilidade de aumentar a sua fé, ganhar vontade para seguir Deus e confirmar/dizer que realmente acredita Nele! E esses sim, continuarão assíduos na vida da Igreja.
O que acontece é que a maioria antes de fazer o Crisma já sabe que vai deixar a Igreja, pois a Igreja não lhes diz nada. Simplesmente fazem o Crisma, porque falta aquela festa bonita, porque é o desejo do padrinho ou madrinha do baptismo ou porque pensam "Se já andei até agora na catequese, não perco nada se fizer mais este ano. Faço o Crisma e se alguma vez vier a ser convidado para ser padrinho posso aceitar!". Estes sim, deixaremos de os ver, deixarão de participar na vida da comunidade.
No entanto acredito que muitos têm vontade de continuar e fazem o Crisma porque acreditam em Deus, mas como deixam de ter a rotina da catequese semanalmente e têm de descobrir, agora, o seu lugar na Igreja (quer no coro de jovens, quer nas leituras, quer em grupos da Igreja...), não conseguem decidir e aos poucos vão-se afastando.
Para mudar esta realidade não sei bem o que se deve fazer, pois não se deve proibir alguém de fazer o Crisma; não se consegue saber de antemão a razão que as pessoas têm para fazer o Crisma; não os podemos prender, obrigar a fazer uma tarefa na comunidade, porque assim também deixam...
Não sei arranjar uma solução! Temos de deixar principalmente o Espírito Santo actuar e sermos capazes de apoiar os que fazem agora o Crisma, dando-lhes hipóteses, ajudando-os a decidir, convidando-os a experimentar os vários serviços que podem prestar na comunidade.


---------------
Gostava de comentar? Clique aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Penso que também é importante mencionar que da JFS para além de mim, a Rochelle e a Joana Miguel também fizeram o Crisma!

Ainda bem que ajudei.
Beijinhos*

Ana Sofia

Margarida Bola disse...

Obrigada pela informação!
Eu sabia que elas tinham feito, mas não sabia se havia mais alguém!
Beijinhos
:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...