domingo, 15 de novembro de 2009

Ramo dos Sacerdotes de Schoenstatt

Ordenação de Sacerdotes.

(Conclusão)

Ainda dentro do primeiro círculo temos o Instituto Secular dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt. Este Instituto é composto por sacerdotes diocesanos que continuam na posse dos seus cargos e na total dependência dos seus respectivos Bispos.
Tanto o Instituto, como a União e a Liga, orientam-se pelo sistema ascético-pedagógico de Schoenstatt e pelos seus ideais. A diferença essencial entre Instituto, União e Liga está no modo específico de vinculação dos membros com a sua respectiva comunidade.
No segundo círculo da estrutura do Movimento de Schoenstatt, aparece-nos a União dos Sacerdotes Diocesanos. Esta comunidade pelo facto de fazerem parte da estrutura da Igreja, levam Schoenstatt até ao centro da sua hierarquia, pois são padres das dioceses, isto é da Igreja Particular e por consequência da Igreja Universal. Como disse o Pai Fundador, sua missão é “levar Schoenstatt nos seus ombros!”
Os Padres Diocesanos da União, estão como dissemos, sob a autoridade do seu Bispo Diocesano e servem a Igreja e o povo de Deus. Podem, por sua vontade dedicarem-se inteiramente a Schoenstatt. Educam-se em Comunidades de Cursos e não têm nenhum superior na Família. Se assim o desejarem podem escolher um dirigente nacional e internacional, mas sem nenhum vínculo jurídico.
Finalmente, no círculo exterior, temos a Liga dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt. Como todo o clero diocesano, também os Sacerdotes da Liga, permanecem integrados nas suas dioceses, numa dependência sem restrições com o seu Bispo. Consideram esta vinculação à diocese como o instrumento que Deus lhes fornece, para através da espiritualidade e da Aliança de Amor, exercerem a pastoral ordinária dentro do ideal do sacerdote mariano e transmitir às suas comunidades estes vínculos.
Disse um dia o Pai Fundador acerca dos Sacerdotes diocesanos: “repousa sobre os ombros do clero diocesano toda a Obra de Schoenstatt, pois eles preparam o terreno para que nas paróquias se formem grupos de Schoenstatt, dando-lhes o lugar espiritual e o apoio sacerdotal para que possam desenvolver-se. Oferecem oportunidades e motivos para que Schoenstatt, por meio dos grupos existentes, possa cumprir a sua missão, o seu apostolado na paróquia, na diocese, na Igreja e no mundo, de modo a que todo o povo, todos os sectores da vida e de actuação humana sejam penetrados, vivificados e formados pelo espírito católico, schoenstatteano e cristão.”
Os Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt, são o elo de ligação com a hierarquia, especialmente aquele que foi aprovado pelo Bispo da diocese, como Director da Família. Esse sacerdote, representa a Família de Schoenstatt perante o Bispo e vice-versa. Através dele e em conjunto com os restantes sacerdotes, a Família incorpora-se e actua nos órgãos oficiais, jurídicos e comunitários, da respectiva diocese.

É assim, através destes vários tipos de comunidades que os Sacerdotes de Schoenstatt vão levando a mensagem do Pai Fundador a todos os cantos do Mundo. Com diferentes graus de vinculação ao Movimento, todos eles contribuem, de forma decisiva, para que a renovação da Igreja se vá fazendo e “o homem novo na nova comunidade”, se vá alastrando, contribuindo assim para uma sociedade melhor.

Para terminar, deixamos duas frases do Papa João Paulo II, proferidas em 28 de Novembro de 1980, no discurso que fez ao Capítulo Geral dos Padres de Schoenstatt:

Vós mesmos vos propusestes como meta do vosso Instituto, ajudar, juntamente com as demais comunidades de Schoenstatt, “na educação de um homem novo na nova comunidade, segundo a imagem de Maria, para assim vos tornardes fermento e instrumento na mão de Deus para a renovação da Sociedade”.
No espírito do vosso Fundador colocais o vosso sacerdócio e a vossa acção pastoral sob a singular protecção de Maria Mães de Deus, a quem na minha carta de quinta-feira Santa de 1979, chamei “Mãe dos Sacerdotes.” ”

“Juntamente convosco recomendo a vossa vida e acção sacerdotal à singular protecção de Maria, Mãe de Deus, que vós venerais sob o título de “Três Vezes Admirável” e de coração acompanho o apostolado da vossa Comunidade e de todo o Movimento de Schoenstatt com a minha Bênção Apostólica”.

Deixe o seu comentário, sobre o tema que acabou de ler. A sua opinião é importante.

Fami e Paulo

Fontes: Para a elaboração deste trabalho foram consultados os seguintes sites: tabormta.org e santuariodojaragua.com.br.

2 comentários:

Jorge disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jorge disse...

Gostei de ler este artigo, pois fiquei a saber mais sobre o Movimento, especialmente sobre o Ramo dos Sacerdotes.
Continuem, pois é importante conhecermos sempre mais.

Jorge

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...