quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Ramo dos Sacerdotes de Schoenstatt



Padres de Schoenstatt entrando no Santuário (India)

(Continuação)

No segundo círculo, temos as Uniões. Nestas, consagram-se pessoas que têm vontade e capacidade de assumir tarefas de responsabilidade, tanto no seu ambiente secular, como na comunidade eclesial. O objectivo fundamental das Uniões, é educar e formar líderes leigos cristãos no espírito da Igreja, animar e cultivar a sua vida e acção apostólicas em profundo relacionamento mútuo. A fim de atingirem este objectivo, os membros das Uniões, aspiram ao mais alto grau possível de perfeição no seu estado de vida e profissão, segundo o espírito dos conselhos dos Evangelhos.

Obrigam-se ao constante apostolado do ser e da acção em todos os sectores que lhe são acessíveis.

No terceiro círculo situam-se as Ligas, cujas finalidades principais são a formação, inspiração e orientação de apóstolos em todos os sectores, segundo e seguindo o espírito da Igreja. Assim, através do enorme leque de elementos das Ligas, a Família de Schoenstatt está presente na Igreja e no mundo, por meio da acção eficiente destes elementos nas paróquias e dioceses, impregnando de vida e espírito cristão e schoenstatteano, não apenas o âmbito da sua vida pessoal e familiar, mas também todos os ambientes profissionais e sociais, onde estão inseridos.
Nas Ligas, pode-se optar por dois tipos diferentes de adesão: como Cooperador ou como Militante. Num próximo trabalho, aprofundaremos mais este aspecto, apresentando em concreto, as diferenças entre Cooperador e Militante.

Finalmente, no quarto círculo (o exterior) temos o Movimento Popular e de Peregrinos. A este círculo pertencem todos aqueles que em diversas ocasiões entram em contacto com a vida da Família de Schoenstatt, ou aqueles que visitam regularmente os Santuários de Schoenstatt e fazem a sua consagração particular à Mãe, sem estarem formalmente ligados a um dos Ramos da Família.

Assim, dentro desta organização, queremos hoje apresentar as comunidades de sacerdotes que integram a Família de Schoenstatt.
No primeiro círculo (o mais interior) temos o Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt. Este Instituto rege-se por Estatutos já aprovados pela Santa Sé.
Todo o candidato aceite, fica sobre a responsabilidade educativa e económica, deste Instituto. A adesão é feita por uma consagração-contrato, que vincula à fidelidade, tanto o Instituto, como o membro aderente.
O Instituto rege-se pelos ideais de Schoenstatt, por sua ascese e pedagogia. Existe também uma forte ligação a São Vicente Pallotti (a cuja comunidade pertenceu o Pai Fundador), que se traduz em todo o schoenstatteano desta comunidade, aceitar a pessoa, o carisma e a ideia original de São Vicente: a Confederação Apostólica Universal. Segundo a vontade expressa do Padre Kentenich, toda a Família de Schoenstatt vê nisso uma grande fonte de graças. Mesmo como Instituto, os Padres de Schoenstatt guardam uma responsabilidade histórica especial, perante São Vicente Pallotti.
Esta estrutura da Família de Schoenstatt e a posição dos Padres de Schoenstatt dentro dela, obriga-os a cultivar um alto grau de espírito natural-sobrenatural genuinamente schoenstatteano. E esse cultivo, exige por sua vez, que a maioria dos Padres viva em comunidade de mesa e tecto. Dada a sua função, os Padres de Schoenstatt normalmente estão instalados onde existam outras comunidades da Família.
Actualmente, os membros do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt encontram-se instalados em países da Europa, América (Norte, Centro e Sul), Austrália e África.

(Continua)

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...