terça-feira, 14 de outubro de 2014

6º Dia da Novena em preparação ao jubileu de 100 anos da Aliança de Amor


“Nada sem nós!”

L1 – Em nome do Pai...
T – Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, com alegria nos reunimos para este dia da novena em preparação ao Jubileu de 100 anos da Aliança de Amor. Espiritualmente nos transportamos ao Santuário Original e te pedimos: mantém viva em nós a Aliança de Amor com toda a sua força original! Aumenta cada vez mais a nossa fé na realidade desta Aliança! Abre os nossos corações, para que possamos descobrir as portas abertas e, assim, levar a missão de Schoenstatt à Igreja e ao mundo atual. Dá-nos a graça de viver cada vez mais esta realidade de que pertencemos a ti e que temos uma grande missão: construir uma Cultura de Aliança nas nossas famílias, na Igreja e no mundo. Amen.

L1 – Querida Mãe Três Vezes Admirável, chegamos ao 6º dia da novena e o nosso coração rejubila de alegria, pois estamos cada vez mais perto do grande Jubileu da Fundação do Santuário. Reconhecemos que Tu és a nossa grande aliada e por isso, em todas as situações da nossa vida, clamamos com confiança: Nada sem Ti! Sim, nada sem a tua participação!

L2 – Querida Mãe Três Vezes Admirável, hoje queremos recordar que a tua presença, na rede de Santuários, foi solidificada em cada Aliança de Amor selada. Sim, a tua confiança no “nada sem nós”, também celebra 100 anos! Em cada nova situação, Tu esperas a nossa colaboração.

T – Rainha da Aliança de Amor, com alegria, diariamente peregrinamos ao teu Santuário, levando as nossas dádivas de amor, fruto da nossa autoeducação e enchemos a talha com estes dons para o Capital de Graças.

L1 – Ouçamos Palavras do Primeiro Documento de Fundação.  

L3 – “Provai primeiro que me amais realmente, que levais a sério o vosso propósito. Agora tendes a melhor oportunidade para o fazer. (…) Trazei-me com frequência contribuições para o Capital de Graças: conquistai muitos méritos através do fiel e fidelíssimo cumprimento do dever e de uma intensa vida de oração e colocai-os à minha disposição. Então estabelecer-me-ei de bom grado entre vós e distribuirei abundantes dons e graças. Então, daqui, atrairei a mim os corações juvenis e educá-los-ei como instrumentos aptos nas minhas mãos”.

L2 – No dia 18 de Outubro de 1914, a geração fundadora de Schoenstatt, ouvindo estas palavras, deixou que caíssem como sementes na terra boa dos seus corações e produzissem frutos abundantes. Deixemos também que elas caiam no nosso coração. Façamos um momento de silêncio para reflexão.
(silêncio)

L1 – Quem de nós não se comove ao ler algo sobre o empenho dos que fizeram parte da geração fundadora de Schoenstatt? Para atrair a Mãe e Rainha ao Santuário, eles não mediram esforços na sua autoeducação, pois sabiam que esta era a condição e a sua parte na Aliança de Amor.

L2 – Schoenstatt edificou-se a partir da doação filial e assim é que continuará a ser. O exemplo da fidelidade, no dia-a-dia, dos primeiros heróis de Schoenstatt, comprova esta realidade:

L1 – “Quero ser o mais piedoso na oração e, no estudo e no trabalho, o mais aplicado”, já dizia o jovem João Wormer, da geração fundadora do Movimento de Schoenstatt. E o jovem Frederico Esser, como expressão de gratidão a Nossa Senhora, ofereceu-lhe uma moldura luminosa para contornar a sua imagem com a magnífica frase de Santo Afonso Maria Ligório: O servo de Maria jamais perecerá.

L2 – Querida Família de Schoenstatt, o que celebramos neste Ano Jubilar é a festa do amor que foi capaz de se comprovar na escola de Maria, chegando ao heroísmo nos pequenos gestos e atitudes da vida diária.

T – Mãe e Rainha da Aliança, esta é a nossa convicção como schoenstattianos: a Aliança de Amor vivida gera santos da vida diária que, através do fiel e fidelíssimo cumprimento do dever e de uma intensa vida de oração, se decidem pelos mais elevados ideais.

Cântico: Nada sem Ti e sem nós.

L2 – No Santuário, ofereço as minhas dádivas de amor. É assim que o nosso Pai e Fundador nos explica:

L1 – “Schoenstatt, para a sua existência, depende da séria aspiração à santidade. Outros lugares de peregrinação podem prescindir disso. Schoenstatt, pelo contrário, depende das pessoas que realmente aspiram à santidade e vinculam essa aspiração ao nosso Santuário. Este princípio é que faz com que Schoenstatt seja tão fecundo apostolicamente.”
 
T – Querida Rainha da Aliança somente na eternidade saberemos quem na força do “nada sem nós” viveu mais intensamente a sua Aliança de Amor e cooperou na construção da nossa abençoada história.

L2 – Para nós vale o princípio: Os mais importantes são aqueles que, de modo constante e na maior medida, fazem as suas ofertas para o Capital de Graças.

L1 – O que posso fazer como presente jubilar para a Mãe e Rainha e para Jesus, nestes próximos dias?

T – Querida Mãe e Rainha, refletindo na minha própria vida, vejo que posso ser muito útil para o Reino de Deus. Quero, pela força da Aliança de Amor, oferecer todos os atos e atitudes do meu dia como contribuição para o Capital de Graças.

L1 – Num momento de silêncio, somos convidados a refletir qual será o presente pessoal de cada um, no sentido da sua autoeducação.

No final, quem quiser pode escrevê-lo num dos papeis e colocar na talha do Capital de Graças. 
(silêncio)

L1 – Unidos a toda a Família de Schoenstatt Internacional, rezemos a oração de Peregrinação do Jubileu 2014:

T – Querida Mãe de Jesus e nossa Mãe! Com alegria, partimos rumo ao teu Santuário. A fé do Padre Kentenich te moveu a estabelecer em Schoenstatt a tua morada. À sombra do teu Santuário, surgiu uma Família, um novo caminho espiritual na Igreja, um carisma para este tempo. Trazemos as nossas dádivas, com as quais queremos encher as talhas: gratidão e arrependimento, entrega e anseios. A cada passo da nossa peregrinação, nós te pedimos: acende em nós o fogo do amor a Ti, ao Pai e à Família. Concede-nos as forças para edificarmos neste mundo uma Cultura de Aliança! Educa-nos como teus missionários, neste século! Tua Aliança, nossa Missão!

Ó Senhora minha…

Cântico: Maria da Aliança
______________________________________________________________

Texto adaptado de: NOVENA – CELEBRANDO O CENTENÁRIO DA ALIANÇA DE AMOR, editada pela Equipa Nacional 2014 do Brasil
 
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...