segunda-feira, 13 de outubro de 2014

5º Dia da Novena em preparação ao jubileu de 100 anos da Aliança de Amor

“O Santuário: o Tabor da Mãe de Deus”
 
L1 – Em nome do Pai...
T – Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, com alegria nos reunimos para este dia da novena em preparação ao Jubileu de 100 anos da Aliança de Amor. Espiritualmente nos transportamos ao Santuário Original e te pedimos: mantém viva em nós a Aliança de Amor com toda a sua força original! Aumenta cada vez mais a nossa fé na realidade desta Aliança! Abre os nossos corações, para que possamos descobrir as portas abertas e, assim, levar a missão de Schoenstatt à Igreja e ao mundo atual. Dá-nos a graça de viver cada vez mais esta realidade de que pertencemos a ti e que temos uma grande missão: construir uma Cultura de Aliança nas nossas famílias, na Igreja e no mundo. Amen.
Cântico: Todo o dia eu espero / que esta hora chegue enfim,
L2 – Querida Família de Schoenstatt, neste 5º dia de nossa novena, o nosso olhar volta-se para o mistério da presença e atuação da nossa querida Mãe Três Vezes Admirável no Santuário.
L1 – Com o nosso Fundador, Padre José Kentenich, admiramos os grandes feitos realizados na nossa história e exclamamos:
L3 – “Um olhar atento aos … anos passados, faz-nos repetir, do mais íntimo do nosso coração, as palavras do salmista: «Louvarei eternamente as misericórdias do Senhor!» O que de grande e valioso nos foi dado receber neste lugar sagrado, durante este período de tempo, está diretamente ligado à Mãe, Senhora e Rainha de Schoenstatt. Ela é o dom por excelência que a sabedoria, a bondade e a omnipotência de Deus, no dia 18 de Outubro de 1914, concederam de maneira especial à nossa Família e, através dela, de novo ao mundo” (DF 2, 5).
T – Cremos com convicção que, pela força da Aliança de Amor que o nosso Pai e Fundador e os jovens selaram com Nossa Senhora, Ela aceitou o convite e se estabeleceu na pequena capelinha, transformando-a num lugar de graças.
L1 – Será que sabemos a que horas e em que dia de semana o Padre José Kentenich se reuniu com os jovens na capelinha no dia 18 de outubro de 1914?
L2 – Foi num domingo à tarde, por volta das 17h que ele, com grande entusiasmo, lhes fala:
L3 – “Já várias vezes me perguntei: Não seria possível que agora a capelinha da nossa Congregação se tornasse também o nosso Tabor, no qual se revela a glória de Maria? (…) Todos os que aqui vierem para rezar devem experimentar a glória de Maria e confessar: É bom estar aqui. (…)Para mim é como se Nossa Senhora, neste momento, aqui … nos falasse pela boca do Santo Arcanjo: (…) Conquistai muitos méritos … e colocai-os à minha disposição. Então estabelecer-me-ei de bom grado entre vós e distribuirei abundantes dons e graças.”
L1 – Façamos um momento de silêncio para interiorizar a mensagem do texto.
(silêncio)
L2 – Querida Família de Schoenstatt, celebrar o dia 18 de outubro de 2014, é poder vislumbrar 100 anos da vinculação de Nossa Senhora ao Santuário de Schoenstatt e agradecer todos os dons e graças que Ela nos tem dado.
T – Querida Mãe, há 100 anos, experimentamos que, em Schoenstatt, fizeste a tua morada na capelinha tão pequena e despercebida, transformando-a no Tabor das tuas glórias. A partir daí desdobraste uma atividade repleta de bênçãos, manifestando o teu poder e realizando milagres da graça.
L1 – Sempre de novo nos impressiona como a geração fundadora, a partir da Aliança de Amor, descobriu um novo sentido para a vida e venceu as dificuldades do dia-a-dia numa nova luz. Eles intensificaram a sua vida de oração e de amor a Ti. Nos seus corações juvenis desabrochou algo que contagiou a outros. Eles aprenderam a fortalecer os laços de entre si e não perderam oportunidade alguma para conquistar novos aliados.
L2 – No Santuário, vivenciamos a tua presença, querida Mãe, e contemplamos a tua Obra com admiração, agradecendo:
L1 – os milagres de transformação,
L2 – os milagres de crescimento nos momentos de prova e na superação das dificuldades do tempo,
L1 – os milagres no crescimento interior e exterior das comunidades de Schoenstatt: Liga, União e seis Institutos Seculares,
L2 – os milagres de crescimento na Campanha da Mãe Peregrina, tanto em número de imagens, como em transformação das famílias, aprofundamento espiritual de tantos coordenadores e missionários e fecundidade apostólica nas paróquias e dioceses.
T – Sim, Mãe e Rainha, Tu fizeste prodígios! Tu te revelaste como Rainha e Vencedora, “como Mãe Três Vezes Admirável, admirável em poder, bondade e fidelidade.” Assim podemos confessar: Verdadeiramente, habitas no nosso Santuário de Schoenstatt!
L1 – Todos os que visitam o teu Santuário ou entram em contato com a tua imagem experimentam o teu amor maternal e a tua atividade educativa. Nestes 100 anos de atuação, é incontável o número de pessoas que acorrem ao teu Santuário no mundo inteiro e aos quais manifestas a tua solicitude maternal, proporcionando-lhes a vivência de Tabor. Assim, elas podem experimentar as tuas glórias e confessar: É bom estar aqui!
L2 – Certamente, nós também já recebemos muitas graças. Por isso, no silêncio dos nossos corações, recordemos as graças que Ela nos concedeu ao longo da nossa vida e agradeçamos a Nossa Senhora a sua bondade e fidelidade à Aliança de Amor.
(silêncio)
L1 – É uma graça poder viver e celebrar este momento histórico! Assim como a geração fundadora se empenhou em mover nossa Mãe e Rainha a se estabelecer no Santuário, nós queremos – como Geração 2014 – conquistá-la para que Ela continue realizando os milagres da graça em muitíssimos corações.  
T – Confio em teu poder e em tua bondade, em Ti confio com filialidade. Confio cegamente em toda a situação, Mãe, no teu Filho e na tua proteção.
L1 – Unidos a toda a Família de Schoenstatt Internacional, rezemos a oração de Peregrinação do Jubileu 2014:
T – Querida Mãe de Jesus e nossa Mãe! Com alegria, partimos rumo ao teu Santuário. A fé do Padre Kentenich te moveu a estabelecer em Schoenstatt a tua morada. À sombra do teu Santuário, surgiu uma Família, um novo caminho espiritual na Igreja, um carisma para este tempo. Trazemos as nossas dádivas, com as quais queremos encher as talhas: gratidão e arrependimento, entrega e anseios. A cada passo da nossa peregrinação, nós te pedimos: acende em nós o fogo do amor a Ti, ao Pai e à Família. Concede-nos as forças para edificarmos neste mundo uma Cultura de Aliança! Educa-nos como teus missionários, neste século! Tua Aliança, nossa Missão!
T – Ó Senhora minha…
Cântico: Nada sem Ti e sem nós:
____________________________________________________________Texto adaptado de: NOVENA – CELEBRANDO O CENTENÁRIO DA ALIANÇA DE AMOR, editada pela Equipa Nacional 2014 do Brasil

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...