domingo, 12 de outubro de 2014

4º Dia da Novena em preparação ao Jubileu de 100 anos da Aliança de Amor

“Atrairei a mim os corações juvenis e educá-los-ei”

L1 – Em nome do Pai...
 
T – Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, com alegria nos reunimos para este dia da novena em preparação ao Jubileu de 100 anos da Aliança de Amor. Espiritualmente nos transportamos ao Santuário Original e te pedimos: mantém viva em nós a Aliança de Amor com toda a sua força original! Aumenta cada vez mais a nossa fé na realidade desta Aliança! Abre os nossos corações, para que possamos descobrir as portas abertas e, assim, levar a missão de Schoenstatt à Igreja e ao mundo atual. Dá-nos a graça de viver cada vez mais esta realidade de que pertencemos a ti e que temos uma grande missão: construir uma Cultura de Aliança nas nossas famílias, na Igreja e no mundo. Amen.
 
L2 – Como todos os dias da nossa novena, abramos os nossos corações às palavras do nosso Pai e Fundador, Padre José Kentenich, a 18 de Outubro de 1914. Como há 100 anos elas impulsionaram a geração fundadora do Movimento de Schoenstatt, hoje são especialmente dirigidas a nós, geração do Jubileu da Aliança de Amor.
 
L3 – “No entanto, este lento desenvolvimento da graça da nossa vocação e o grau mais elevado de espírito religioso e apostólico a que ele conduz não constitui o objetivo que vos quero propor. A minha exigência é incomparavelmente maior. Cada um de nós deve atingir o grau mais elevado que se possa imaginar da perfeição e santidade de estado. (…) Como para o nosso segundo patrono, S. Luís Gonzaga, uma capela dedicada a Nossa Senhora em Florença se transformou em berço da santidade, o berço da santidade para nós deve ser esta capela da nossa Congregação. (…) Para mim é como se Nossa Senhora, neste momento, aqui na antiga capelinha de São Miguel nos falasse pela boca do Santo Arcanjo: daqui, atrairei a mim os corações juvenis e educá-los-ei”.
 
L1 – Façamos alguns minutos de silêncio para interiorizarmos a mensagem do texto.
(silêncio)
L2 – Quem medita neste trecho do Primeiro Documento de Fundação não tem dificuldade em descobrir nele um aspeto fortemente pedagógico: Maria, sob o título de Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, atua no seu Santuário não só como Mãe que acolhe e dá um lar, mas também como Mãe e Educadora.
 
L1 – Através da Aliança de Amor, no Santuário de Schoenstatt, Maria realiza a sua tarefa de colaborar para que todos os que foram inseridos em Cristo pelo Batismo possam assemelhar-se cada vez mais a Ele.
 
L2 – A história encarregou-se de mostrar esta realidade na vida de muitas pessoas que, pela Aliança de Amor, receberam a graça de transformarem as suas vidas, de se deixarem educar pelas mãos de Maria.
 
L1 – Esta realidade expressa-se de modo especial na segunda graça do Santuário de Schoenstatt, a graça da transformação interior, e num dos objetivos do Movimento de Schoenstatt, a formação do homem novo.
 
L3 – Ao aproximarmo-nos da celebração da grande festa do Jubileu da Aliança de Amor, também nós nos colocamos novamente nas mãos educadoras de Maria, no Santuário.
 
L4 – Não só confiamos na graça da transformação interior, mas acolhemos a mensagem do Primeiro Documento de Fundação de nos empenharmos seriamente na nossa autoeducação.
 
L3 – Estamos conscientes de que são estas as contribuições para o Capital de Graças que a Mãe e Rainha mais deseja? O nosso esforço diário e consciente em educar a nossa personalidade, corrigindo os nossos defeitos e reforçando as nossas qualidades é o que mais Lhe causa alegria. 3
Cântico: Santuário, pequena capelinha.
 
T – Querida Mãe e Rainha da Aliança, também eu fui atraído por Ti ao teu Santuário. Por isso acredito que, apesar das minhas fraquezas, também me são dirigidas as tuas palavras: “Daqui, atrairei a mim os corações juvenis e educá-los-ei”.
 
L2 – Recebe o meu renovado sim à Aliança de Amor contigo, que é também um sim ao grande ideal do homem novo que queres educar a partir do Santuário.
 
T – Consciente de que esperas a minha colaboração ativa na tarefa da minha educação e transformação, ofereço-te o esforço sério em melhorar um aspeto da minha personalidade.
 
L1 – Num momento de silêncio, em diálogo com Nossa Senhora, tomemos o nosso propósito de autoeducação como contribuição para o Capital de Graças.
(silêncio)
 
T – Querida Mãe e Rainha da Aliança, nossa grande Educadora! Uni-dos aos teus filhos no mundo inteiro, damos mais um passo na nossa peregrinação rumo ao Centenário da Aliança. Aceita-nos novamente na escola do teu Santuário, onde nos queremos deixar educar por Ti.
L1 – Unidos a toda a Família de Schoenstatt Internacional, rezemos a ora-ção de Peregrinação do Jubileu 2014:
 
T – Querida Mãe de Jesus e nossa Mãe! Com alegria, partimos rumo ao teu Santuário. A fé do Padre Kentenich te moveu a estabelecer em Schoenstatt a tua morada. À sombra do teu Santuário, surgiu uma Família, um novo caminho espiritual na Igreja, um carisma para este tempo. Trazemos as nossas dádivas, com as quais queremos encher as talhas: gratidão e arrependimento, entrega e anseios. A cada passo da nossa peregrinação, nós te pedimos: acende em nós o fogo do amor a Ti, ao Pai e à Família. Concede-nos as forças para edificarmos neste mundo uma Cultura de Aliança! Educa-nos como teus missionários, neste século! Tua Aliança, nossa Missão!
 
T – Ó Senhora minha…
 
Cântico: Nada sem Ti e sem nós:
_____________________________________________________________Texto adaptado de: NOVENA – CELEBRANDO O CENTENÁRIO DA ALIANÇA DE AMOR, editada pela Equipa Nacional 2014 do Brasil

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...