sexta-feira, 7 de março de 2014

Retiro Anual da União de Mães de Schoenstatt


O Centro Tabor, nomeadamente a Casa Padre Kentenich, tem sofrido renovações de maneira a proporcionar mais condições e uma atmosfera propícia aos retiros e encontros da Família de Schoenstatt e outros que são solicitados.
Este ano os retiros da Quaresma no Centro Tabor, Santuário de Aveiro, iniciaram com a União das Mães de Schoenstatt. Participaram os 3 Cursos que constituem a União de Mães em Portugal, sendo o primeiro um Curso Ibérico. As retirantes foram acompanhadas pelos 2 Assessores: Pe. José Melo e Ir. Liane. A União das Mães é formada por cursos (pequenos grupos de mães, cujos membros permanecem unidos para sempre) , para cultivar o espírito e a aspiração comuns aos ideais e à vocação a que foram chamadas.

Sobre a União de Mães de Schoenstatt

Uma comunidade de mães de família que pela originalidade da sua vocação se colocam a serviço da família e da Igreja.

Missão

Estimuladas pelo nosso Pai e Fundador, vemos na pessoa e missão de Maria, a Mãe de Deus, o nosso ideal e objetivo, aos quais aspiramos. Na Aliança de Amor com Ela trilhamos o nosso caminho, conscientes de sermos chamadas e enviadas nas nossas famílias, na Igreja e na sociedade, como senhoras e mães, para sermos no nosso tempo, reflexos de Maria.
A tarefa mais nobre e apostólica de cada mãe da União é anunciar, por seu ser, a realidade sobrenatural, de modo convincente, e oferecer todos os sacrifícios, orações e trabalhos como “contribuições ao Capital de Graças” pelos objetivos de Schoenstatt.
Com gratidão e, ao mesmo tempo, cheias de confiança, por tudo isso, dirigimos-nos a Maria e, com nosso Pai Fundador, rezamos:
Torna-nos semelhantes a ti
e ensina-nos a caminhar na vida como Tu:
forte e digna, simples e bondosa,
irradiando amor, paz e alegria.
Em nós percorre o nosso tempo,
prepara-o para Cristo.

Espiritualidade

A mãe da União aspira, em generosidade e liberdade inteiror, ao espírito dos Conselhos Evangélicos. Com isso, ela tornar-se-á capaz de fazer aquilo que “causa alegria ao Pai” (Cf Jo 8,29) na sua vida familiar e profissional, bem como servir melhor a missão de Schoenstatt na Igreja. O nosso berço e escola de amor é o Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
Como mães da União vemos o nosso ideal concretizado na Mãe de Deus e, na Aliança de Amor com Ela, os membros da Comunidade devem tornar-se mulheres, conforme a imagem e o plano de Deus.

Formas de Vida

Formamos cursos (pequenos grupos de mães, cujos membros permanecem unidos para sempre) para cultivar o espírito e a aspiração comum aos ideais e a vocação a que fomos chamadas , assim como para nos ajudar na formação humana, espiritual e religiosa com jornadas e encontros periódicos.
Vivemos no meio do mundo, com as nossas respectivas famílias, com os nossos afazeres e obrigações de mulher, esposa e mãe, trabalhamos nas nossas profissões, e somos da União das Mães onde compartilhamos nosso crescimento e ideais com nossas irmãs de curso.

Apostolado

Em singela filialidade e maternidade responsável, procuramos representar o ideal, que reluz em Maria, como a “Imagem de Sol de toda dignidade feminina”. Aspiramos atuar “como pequena Maria”, no nosso meio ambiente, de maneira educativa e edificante.
Os campos de apostolado são, de preferência, a própria família, o Ramo de Mães e a Família de Schoenstatt. Servimos pelo apostolado do ser, da oração, do sacrifício e da ação. Além de procurar estar ativos, conforme a situação o permite, no âmbito da Igreja, na profissão e na vida pública.
A União das Mães, assim como todas as Uniões de Schoenstatt, é uma Comunidade de dirigentes. Juntamente com os Institutos e as outras comunidades da União Apostólica, a União de Mães é parte motriz da Obra de Schoenstatt.

Fundação

Pela atuação do seu instrumento fiel, o nosso Pai e Fundador, o Padre José Kentenich, a nossa Comunidade da União foi chamada à vida, no dia 08 de setembro de 1950 e, a partir desta hora, pôde desdobrar-se de maneira ricamente abençoada.

Desenvolvimento

As nossas comunidades estão distribuídas nos seguintes países: Europa: Alemanha, Portugal. África: África do Sul. América: Argentina,Chile, Paraguai, USA e Brasil onde, atualmente estamos constituídas por 7 cursos nos estados de São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

Fonte: http://www.maeperegrina.org.br/vocacional/uniao-das-maes-de-schoenstatt/

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...