quinta-feira, 6 de março de 2014

Pe. Kentenich, cidadão honorário de Londrina - Brasil


Após declarar o Ano 2014 como Ano do Centenário do Movimento Apostólico de Schoenstatt, a prefeitura de Londrina presta uma merecida homenagem póstuma ao fundador da Obra Internacional de Schoenstatt, dando-lhe o título de cidadão de londrinense .
Luiz Shiroma escreve: “No dia 13 de fevereiro, foi aprovado na Câmara de Vereadores de Londrina, por intermédio do Vereador Dr. Roberto Kanashiro, a Homenagem Pos-Mortem, equivalente a cidadão Honorário, ao nosso Pai e Fundador, Padre José Kentenich…”
A data desta homenagem será antes de 18 de maio. Segundo Shiroma, Pe. Kentenich merece esta homenagem, “Por tudo o que a Obra fundada, pelo nosso Pai, Padre José Kentenich, fez por Londrina, através das Irmãs de Maria, Padres e do Movimento de Schoenstatt através dos Leigos nas mais diversas funções dentro da cidade de Londrina. Destacamos também a Campanha da Mãe Peregrina.”

 
Em junho de 1935, Pe. Kentenich enviou as 12 primeiras Missionárias ao Brasil. Eram Irmãs em jovens. O Instituto contava com apenas 09 anos de Fundação. Radicaram-se primeiramente em Jacarezinho. No início de 1936, elas vieram para Londrina que surgia em meio à mata virgem, desenvolvendo aqui sua ação missionária na educação, na saúde e na pastoral.
Desde 1938, Schoenstatt contribui com várias fundações, como por exemplo o Colégio Mãe de Deus, desde 1938. A Santa Casa de Londrina fundada em 1944. É grande a contribuição da Obra Internacional de Schoenstatt para a cidade, lembremos, por exemplo, a primeira Faculdade de Música de Londrina. O complexo hospitalar da Iscal que é composto de três hospitais, além do Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis. 1960 Foi fundada a Escola Enfermagem Mater Ter Admirabilis. Desde o início de sua fundação adotou o Sistema Pedagógico de Schoenstatt. O Centro de Educação Infantil Marabá (CEI). O Instituto das Irmãs de Maria mantém na Catedral de Londrina o Projeto Feliz União Familiar. O CENPLAFAN - Centro de Planejamento Familiar Natural de Londrina é coordenado pelo Instituto das Irmãs Maria, que tem como área social voltada para a saúde das pessoas e família, desenvolvendo a corrente de vida baseada na Aliança de Amor Matrimonial selada entre um homem e uma mulher. Atua em Londrina há mais de duas décadas, abrangendo um atendimento de 56.138 pessoas.
O Movimento de Schoenstatt está presente em Londrina com Institutos, Uniões e Liga de Famílias, Liga de Mães, Liga Feminina e dos Doentes, a Juventude, as Crianças e Adolescentes.

Fonte: http://www.maeperegrina.org.br/pe-kentenich-cidadao-honorario-de-londrinapr/


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...