terça-feira, 18 de março de 2014

"Dia da Aliança" - Março 2014

Ousadia de um  SIM
Quando no final do mês passado saiu a nomeação do novo Bispo da Diocese do Porto, D. António Francisco dos Santos - até então Bispo de Aveiro - o povo aveirense nem queria acreditar nesse anúncio. Muito se falou e fala sobre isso e cada um lá vai aceitando ao ritmo do seu coração. As características de D. António Francisco mais destacadas pelos meios de comunicação social foram: “humildade e serenidade”. Muitos até dizem “é tal e qual o Papa Francisco”. De facto não sendo iguais, ambos são homens entregues totalmente à vontade de Deus e por isso dóceis aos seus desejos e às inspirações para a missão. Na sua mensagem à diocese de Aveiro, D. António Francisco escreveu: “À voz de Deus e ao mandato da Igreja eu só posso dizer «SIM» por entre desafios, temores e surpresas. Sempre me senti sereno quando obedeci. Sempre reencontrei a liberdade interior quando, depois de dúvidas e receios, venci o temor e disse sim a Deus e à Igreja.”
Qualquer “sim” pronunciado é um ponto de viragem no nosso caminho. Qualquer “sim”, quer seja a grandes acontecimentos ou à mais pequena tarefa, exige mudança e obriga a sair da zona de conforto. O segredo, porém, não está na palavra “sim”, mas na atitude de manter a paz e a serenidade perante essa decisão, independentemente da dor ou da alegria causada.
Vejamos, o “SIM” daquela humilde jovem de Nazaré mudou o rumo da história do mundo e de cada um de nós. O Fundador de Schoenstatt, Pe. José Kentenich dizia: “Depois de a Mãe de Deus ter dito o seu Fiat, conhece somente um único pensamento: a sua missão, a missão que tem para Cristo e para o seu reino.” Este foi um “sim” muito arriscado para a sua vida, mas dado na confiança e na entrega à vontade de Deus. Mas, como diz o Papa Francisco “Maria disse o seu «SIM» a Deus, um «SIM» que transtornou a sua vida humilde de Nazaré, mas não foi o único; antes, foi apenas o primeiro de muitos «sins» pronunciados no seu coração tanto nos seus momentos felizes, como nos dolorosos… muitos «sins» que culminaram no «sim» ao pé da Cruz.” (13.10.2013)
Maria colocou em primeiro plano a missão, não o que ela gostaria de ter ou como gostaria que fosse. O seu “SIM” mudou o mundo, como cada “sim” que nós pronunciamos muda a nossa vida pessoal e a vida à nossa volta. Cada “sim” é um momento de anunciação na nossa vida. Assim aconteceu com alguns seminaristas e um jovem sacerdote há 100 anos quando, reunidos numa pequena capelinha, deram um “sim” ao plano de Deus para se consagrarem a Nossa Senhora e, através de provas do seu amor, atraí-la para que Ela aí estabelecesse o seu trono de graças, atuando como Mãe e Educadora. O “sim” dos jovens e do Pe. Kentenich, mas também o “sim” de Maria a esta missão, foi a hora da “anunciação de Schoenstatt”.
A poucos dias de celebrarmos a Festa da Anunciação do Senhor e em tempo de Quaresma, tempo propício à mudança de vida, aprendamos com Maria e daqueles que transparecem a paz e serenidade, a dizer “sim” com um coração dócil aos desejos de Deus para nós e para aqueles que fazem parte da nossa vida.
 
Ir. M. Paula Silva Leite, CMP
(Publicado no folheto mensal "Dia da Aliança", Março 2014)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...