sábado, 15 de março de 2014

12 de Janeiro - 1ª Celebração Mariana no Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro

Grupo da Liga dos Homens

No Conselho de Família do Movimento de Schoenstatt das Dioceses de Aveiro e Coimbra, realizado em Dezembro de 2013, foi decidido realizar uma Celebração Mariana, uma vez por mês, entre os meses de Janeiro e Outubro de 2014. Esta celebração, será nos segundos domingos de cada mês, ás quinze horas e trinta minutos e durará cerca de uma hora. Após a mudança para a hora de verão (no último Domingo do mês de Março) a Celebração Mariana passará a realizar-se pelas 16,30 horas.
A primeira destas Celebrações Mariana ocorreu em 12 de Janeiro de 2014 e foi preparada pela Liga dos Homens da Diocese de Aveiro, que assim teve a sua primeira actividade pública, apesar de já estar a trabalhar há mais ou menos ano.

Símbolo das Celebrações Marianas

Assim, entre Janeiro e Outubro de 2014, serão realizadas 10 Celebrações Marianas, que vão ser preparadas pelos vários ramos do Movimento.
Como forma de apresentação para aqueles que ainda não nos conhecem, somos:
Arnaldo Bola, Marcos Marques, Nuno Dinis, Paulo Teixeira, Rúbem Garrelhas, Rui Costa, Rui Farinha e José Manuel.
Os temas destas celebrações são baseados em 10 características de Maria:
- Atenta; Caridade; Fé; Educadora; Fidelidade; Ternura; Esperança; Firmeza; Humildade e Consagração.
Foi apresentado o símbolo das Celebrações Marianas, uma peça idealizada pela Liga dos Homens e criada pelo Sr. Manuel Sardo, que de forma muito generosa a ofereceu ao Santuário. O nosso muito obrigado. O Símbolo das Celebrações Marianas, após muitas conversas e conjugação de ideias ficou muito bonito.

Colocação da primeira característica

Ao longo dos meses, irá ser colocado no Símbolo, uma das características de Maria, acima mencionadas. Em Outubro de 2014, quando ocorrer a última Celebração Mariana, as portas deste Símbolo serão abertas e …… surpresa!!!
O tema desta primeira Celebração foi Maria Atenta.

O Símbolo já com a primeira característica

A animação musical foi organizada pelos amigos da Liga das Famílias do Porto, sem os quais não teria corrido tão bem e aos quais desde já agradecemos. Aproveitámos a sua presença no Centro Tabor e pedimos a sua colaboração, prontamente aceite. É nossa intenção, voltar a convidá-los para a Celebração de Outubro, que também vai ser preparada pela Liga dos Homens.

O Coral da Liga das Famílias do Porto

Nesta celebração existiram momentos de oração, de cânticos, de leituras bíblicas e também de reflexão.
O esquema e organização da Celebração Mariana preparado pelo nosso grupo, contando com a ajuda preciosa do nosso assessor Padre Carlos Alberto. 
Durante a celebração, e quando todos estávamos ansiosos e com receio de algo correr menos bem, fomos presenteados por um forte e belo raio de Sol, que através do vitral do Santuário, iluminou o altar. Não poderia existir melhor forma de agradecimento por parte da Nossa Mãe, sempre presente, como assim o demonstrou.


Não podemos deixar de agradecer ao nosso assessor, o Padre Carlos Alberto, peça fundamental do movimento em geral e na Liga dos Homens em particular.
Foi assim a celebração Mariana do dia 12 de Janeiro, desejamos que as restantes 9 corram tão bem como a nossa.

Marcos e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...