terça-feira, 18 de março de 2014

Peregrinação da «Luz Missionária» e do Mapa de Portugal na Diocese de Braga

A Coodenadora Diocesana da Campanha da Mãe Peregrina (Mª de Fátima) e a Unionista Mª Alcinda
 
Durante o mês de fevereiro, esteve a peregrinar na Diocese de Braga a «Luz da Missão», enviada na Coroação da Rainha da Nova Evangelização da Europa (Schoenstatt, 2012), para cada país participante nessa celebração. Junto com a Luz, veio o Mapa de Portugal, que foi oferecido como Capital de Graças português na preparação dessa Coroação. Nele estão assinalados os 4 Santuários Filiais e imagens da Mãe Peregrina. Numa rica simbologia – oferecer o que temos de melhor, o mapa é feito do material que representa a nossa maior riqueza nacional: a cortiça.  

Igreja Paroquial de S. Miguel de Soutelo (Vila Verde)
 
A Luz Missionária acompanhou a Imagem Auxiliar da Mãe Peregrina da Diocese, numa peregrinação em algumas das Paróquias onde está implantada a CMP, sendo aí recebida pelas famílias que recebem a Mãe Peregrina.
Assim, nos dias 1 e 2 de fevereiro, esteve na Paróquia de S. Miguel de Soutelo (Vila Verde), enquanto a 15 e 16 de fevereiro esteve na Paróquia de Santiago de Goães (Amares).

 Igreja Paroquial de Santiago de Goães (Amares)
 
Em 22 e 23 de fevereiro esteve na Paróquia de S. Martinho de Moure (Vila Verde).

Igreja Paroquial de S. Martinho de Moure (Vila Verde)

Por fim, em 1 e 2 de março, a Imagem Auxiliar da Mãe Peregrina esteve na Paróquia de S. Martinho de Travassós (Vila Verde).
Foi com grande entusiasmo que muitas pessoas se envolveram e participaram nestas celebrações, sugerindo até que iniciativas deste género se repitam.
 
 Igreja Paroquial de S. Martinho de Travassós (Vila Verde)
 
No domingo 9 de fevereiro, a Luz Missionária esteve precisamente entre missionários: os jovens universitários da «Missão País – Minho», que realizaram a sua missão em Vila Verde.

 
Esta peregrinação está integrada na preparação para a celebração do Jubileu dos 100 Anos da Fundação de Schoenstatt, conforme é salientado no guião: “A vida que brotou da Aliança de Amor, a experiência do Santuário e a alegria que experimentamos, impulsiona-nos neste ano em que celebramos o jubileu dos 100 anos da Fundação de Schoenstatt. Segundo a tradição bíblica, o jubileu foi instituído por Deus como uma dádiva, um tempo especial de graças. Dele fazem parte a vida nova, a renovação de todas as coisas, a reconciliação e o perdão, a alegria e a união. É um tempo para renovar a Aliança e, assim, recriar as nossas fontes.
Desta forma, os missionários da Mãe Peregrina e as famílias que a recebem nesta Diocese entregam os seus corações a Maria: “Sabemos que, nesta sua visita, Maria quer dar-nos todo o seu coração de Mãe, e acolher no seu, o nosso pobre coração. Aproveitemos esta visita de Nossa Senhora para crescermos no amor e na doação a Ela. (cf. Guião da celebração).
Decerto, nada melhor neste Ano Jubilar que configurar o nosso coração com o de Nossa Senhora, fazendo de Portugal, cada vez mais, a Terra de Santa Maria!

Casal Moura e Casal Coutinho
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...