segunda-feira, 10 de março de 2014

Momento de ação de graças pelo ministério episcopal de D. António Francisco dos Santos


 

Aveiro, 10 mar 2014 (Ecclesia) - As comunidades católicas de Aveiro realizaram este domingo uma celebração de ação de graças pelo ministério episcopal de D. António Francisco dos Santos, que vai iniciar uma nova etapa ao serviço da Diocese do Porto.
Em declarações concedidas à Agência ECCLESIA, D. António Francisco dos Santos agradeceu aos fiéis aveirenses a forma como se disponibilizaram para continuarem a “acompanhar, com oração, amizade e alegria” um “bispo que vai iniciar uma nova missão”.
Para o prelado, “mais do que saudade ou tristeza”, a celebração na Sé de Aveiro foi uma “expressão muito bonita de comunhão” e também um sinal de “maturidade” perante a mudança.
Depois de quase oito anos à frente da Igreja Católica de Aveiro, D. António Francisco dos Santos vai assumir uma nova etapa da sua caminhada episcopal, na região do Porto.
O bispo de 65 anos sublinhou que parte para a nova diocese “com o coração cheio da Alegria do Evangelho”, graças à “extraordinária experiência” que viveu em Aveiro.
“Foi um tempo de caminho, de missão, de crescimento, de alegria que irradiou por todo o lado, que dá o sentido de uma Igreja que se sente feliz”, recorda o prelado.
Durante a celebração de ação de graças, D. António Francisco dos Santos pediu a bênção de todos os fiéis e agradeceu a todas as pessoas, serviços e organismos que com ele colaboraram desde 8 de dezembro de 2006.
“Somos peças do mesmo barco abençoado por Deus e com Jesus ao leme, abençoai-me agora vós nesta hora que vou partir para outros mares”, exortou.
Quanto ao trabalho que irá desempenhar na Diocese do Porto, o prelado garantiu que vai continuar a exercer o seu ministério com o mesmo “espírito” de sempre, em “identificação com o Papa Francisco que ajuda a perceber os caminhos novos que a Igreja tem de trilhar”.
“Esta é a forma de ser bispo na Igreja hoje, é com este espírito que vou para a Diocese do Porto, aprendendo, vivendo e comungando com a Igreja do Porto, na sua história multissecular”, concluiu.
A entrada solene de D. António Francisco dos Santos na Diocese do Porto vai decorrer no dia 6 de abril, numa celebração na catedral portuense às 16h00, depois de ter tomado posse perante o Colégio de Consultores da Diocese do Porto, no Paço Episcopal, numa cerimónia privada, no dia anterior.
Antes disso, no dia 19 de março às 21h00, vai decorrer na Universidade de Aveiro uma segunda sessão de agradecimento ao bispo, com a apresentação pública do livro ‘Diocese de Aveiro - Subsídios para a sua história’, da autoria de monsenhor João Gaspar.
 
JCP/MD Agência Ecclesia

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...